quarta-feira, 8 de maio de 2013

O lado negro da luz


Sobre o sequestro de Seymour Avenue, Cleveland, vamos reter o retrato psicológico dos autores deste tipo de crimes:

"Estes são alguns dos tipos de experiências mais catastróficas a que pode ser submetido um ser humano", disse Kris Mohandie, um psicólogo forense que tem sido consultor noutros casos de sequestro de longo prazo, ao The New York Times.

Os autores de tais crimes, disse o Dr. Mohandie, foram homens "que tiveram durante muito tempo fantasias de capturar, controlar, abusar e dominar mulheres."

Estes homens recorrem a um sistema perverso de recompensas e punições para criar medo e submissão nas suas vítimas, que rapidamente perdem todo o sentido de si próprias e tornam-se dependentes dos seus captores. "O total controle sobre outro ser humano é o que os estimula", resumiu o especialista.



Não se pense que aparecem apenas em estratos culturais baixos, acrescentaríamos nós. Podem surgir nos mais diversos estratos sociais, com nuances na personalidade que vão do suave ao patológico. Aparentam ser pessoas transparentes mas são do mais opaco que se possa imaginar. Procuram e conseguem manter relacionamentos interpessoais em torno de interesses profissionais ou políticos comuns, embora denotem dificuldade em aprofundá-los.

Escolhem alvos em que detectem alguma vulnerabilidade. Mesmo mulheres inteligentes e cultas podem sentir dificuldade em lidar com a situação. Há que reconhecer a enorme diversidade de comportamentos humanos, saber destrinçar os comportamentos sãos dos psicopáticos, ter uma formação cultural e ética muito elevada e saber dizer não.


Sem comentários:

Enviar um comentário