quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Universidade do Porto entre as 400 melhores do mundo


A Universidade do Porto ocupa, pela primeira vez, um lugar entre as 400 melhores universidades do mundo no Academic Ranking of World Universities 2011.

Depois de nos últimos quatro anos ter sido sempre classificada no intervalo das 401 a 500 melhores universidades do mundo, esta subida é explicada na introdução:
"

Com 61 unidades de investigação, a Universidade é responsável por mais de 20% dos artigos Portugueses indexados anualmente no ISI Web of Science. Três quartos de suas unidades de investigação foram classificados com ‘Excelente’ ou ‘Muito Bom’ pelas últimas avaliações internacionais. De facto, a Universidade do Porto tem alguns dos centros de I&D Portugueses mais produtivos e reconhecidos internacionalmente. Nos últimos anos, a Universidade tem vindo a apostar em fornecer maior valor económico à produção científica e das parcerias recentes com os líderes da indústria Portuguesa já resultaram diversas inovações de sucesso comprovado nos mercados nacional e internacional".

A outra universidade portuguesa a figurar neste ranking é a Universidade de Lisboa, entre a 401.ª e a 500.ª posições.

O Instituto Superior Técnico (IST) não terá hipótese de entrar em qualquer ranking enquanto pertencer à Universidade Técnica de Lisboa, a terceira universidade reconhecida no nosso País (seleccionar Portugal), mas que não consegue entrar no ranking devido à fraca prestação da maioria dos seus institutos.

O topo da tabela é dominado pelos Estados Unidos da América, com oito instituições nas dez primeiras posições, sendo as três primeiras ocupadas pela Harvard University, Stanford University e Massachusetts Institute of Technology (MIT).


O Academic Ranking of World Universities (ARWU), vulgarmente conhecido como o Shanghai ranking, é uma publicação coligida pela Shanghai Jiaotong University desde 2003.

Este ranking compara 1200 instituições de ensino superior em todo o mundo, de acordo com a seguinte metodologia: uma fórmula onde entra o número de ex-alunos vencedores de prémios Nobel e medalhas Fields (10%), professores vencedores de prémios Nobel e medalhas Fields (20%), investigadores classificados entre os mais citados em 21 categorias de assuntos (20%), artigos publicados nas revistas Nature e Science (20%), no Science Citation Index e Social Sciences Citation Index (20%) e o desempenho académico per capita (nos anteriores indicadores) de cada instituição (10%).

O ARWU é considerado um dos três mais influentes rankings universitários internacionais, em conjunto com o QS World University Ranking e o Times Higher Education World University Ranking.


Sem comentários:

Enviar um comentário