terça-feira, 21 de julho de 2015

Entrevista de Paulo Portas à SIC


O vice-primeiro-ministro, em entrevista ao jornal da noite da SIC, falou do trabalho realizado ao longo dos quatro anos desta legislatura, das suas relações com Passos Coelho e Maria Luís Albuquerque, sobre o episódio da demissão "irrevogável" e dos possíveis cenários pós-eleitorais.


22:21 21.07.2015


Sobre a agricultura e o cumprimento do Programa de Desenvolvimento Rural (ProDer) 2007-2014:
"Tenho muito orgulho no trabalho que fizemos na agricultura. Tem o ProDer executado a 100%, não é muito habitual este nível de eficácia. Começou contra os agricultores e sem eles, e acabou sem um único cêntimo devolvido a Bruxelas, com tudo entregue antes do tempo terminar, e passamos a ter pagamentos a tempo e horas, que é essencial para os agricultores poderem planear a sua vida."

Sobre a política fiscal:
"A CES já cá estava antes do Governo estar, fechou com este Governo como teria de fechar."

"Como a evolução da receita tem sido moderadamente positiva, é expectável que as pessoas venham a recuperar uma parcela significativa da sobretaxa."

Sobre a política social:
"O dinheiro das contribuições da ADSE é dos trabalhadores que contribuem. Não há um cêntimo desviado da ADSE."

Sobre a política económica:
"Há um lado nesta matéria que é puramente estatístico e depois há um lado que é a verdadeira pergunta: qual é a tendência do desemprego em Portugal? A única coisa que é relevante é que o desemprego chegou a estar nos 17,5% e está neste momento na casa dos 13%. […] A tendência é positiva ou negativa? A tendência é mais positiva do que negativa."

Sobre entendimentos partidários pós-eleições:
Portas responsabilizou o Partido Socialista pelo desemprego porque foi o partido que "trouxe o resgate, o memorando e a recessão a Portugal".
Outro obstáculo, a dificultar um entendimento entre o CDS e o PS, é a posição deste partido sobre a crise grega.


*


Uma equipa de jornalistas do Negócios fez uma análise da entrevista em que avaliou, recorrendo a dados objectivos, as declarações de Paulo Portas. Ver aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário