sábado, 13 de outubro de 2012

Nobel da Paz 2012 para a União Europeia


Houve a guerra dos Cem Anos entre a França e Inglaterra no séc. XIV, enquanto em Portugal o povo lutava ao lado de João, mestre de Avis, porque não queria como rainha, Beatriz, a mulher do rei de Castela.

Houve a guerra dos Trinta Anos, no séc. XVII, desencadeada por quezílias entre os príncipes protestantes alemães e a católica casa de Habsburgo, logo aproveitada pelo rei da Suécia e pelo cardeal Richelieu para abaterem o poderio dos arquiduques de Áustria e imperadores do Sacro Império Romano-Germânico. E em Portugal por João, duque de Bragança, para recuperar a independência dos espanhóis que lutavam ao lado dos austríacos.

As guerras napoleónicas, nos primeiros quinze anos do séc. XIX, devastam a Europa Central, põem fim ao Sacro Império com a coroa imperial a cair nas mãos de Napoleão que manda invadir os países da península ibérica — Portugal e Espanha — enquanto leva a guerra até Moscovo.

De 1914 a 1918 surge, de novo, um conflito entre França e Alemanha, a 1ª Grande Guerra, que trouxe dívidas a Portugal e luto às famílias portugueses que viram os seus homens ir combater ao lado dos franceses.

Depois ocorreu o confronto mais sangrento em território europeu — a 2ª Guerra Mundial — responsável pela morte de milhões de pessoas ao longo de seis penosos anos, a que fomos poupados por Salazar.

Estes são os maiores de uma lista interminável de conflitos que flagelaram os países da Europa Ocidental.

Com a formação da União Europeia os países do Norte e Centro da Europa entraram num período de desenvolvimento e prosperidade que procuraram alargar aos países do Sul, transferindo para estes avultados recursos financeiros, nem sempre bem geridos pelos políticos dos países meridionais.
Esses políticos têm de ser julgados e a corrupção eliminada.

Há sessenta e sete anos que os povos europeus resolvem os seus diferendos à mesa das conversações. Nunca estas populações beneficiaram de um tão longo período de paz. Que a saibam preservar, é a mensagem que acompanha a atribuição do prémio Nobel da Paz à União Europeia.



12 Out, 2012, 20:45


Os deuses enlouquecem aqueles que querem perder:


13 Out, 2012, 14:21


Sem comentários:

Enviar um comentário