sexta-feira, 15 de março de 2013

Falemos de robots


No dia em que milhares de alunos do 12º ano partem para as estâncias turísticas espanholas — numa demonstração trivial de que as respectivas famílias aguentam mais austeridade —, onde se vão preparar para os exames de Junho próximo com uma semana de noitadas bem regadas a álcool e outras drogas nas discotecas, procuremos sublimar esta atitude irracional falando de robots.

*

Os investigadores do AIST (Institute of Advanced Industrial Science and Technology) projectaram e construíram um andróide feminino, o HRP-4C, em colaboração com a Kawada Industries e a Kokoro Co. O robot japonês usa um modelo de controle de pêndulo invertido para manter o equilíbrio.
Na segunda parte do vídeo de uma experiência, realizada em Julho de 2010, podemos ver o HRP-4C de perfil e observar como consegue atravessar uma rua capaz de fazer perder o equilíbrio a qualquer outro robot.



Não é tão impressionante como o BigDog da Boston Dynamics, mas é ainda muito raro ver um humanóide andar fora do laboratório.
O HRP-4C atraiu multidões no stand da Yamaha Motors que desenvolveu o software do sintetizador Vocaloid que lhe permite cantar:





O BigDog 'todo-o-terreno' da Boston Dynamics é um robot com um sistema de equilíbrio excepcional que lhe permite subir pela floresta, manter o equilíbrio ao ser empurrado e ao deslizar sobre o gelo, viajar através da neve e da lama, correr 5 milhas por hora e trepar sobre os escombros.




Mais recentemente o robot americano adquiriu a capacidade de lançar blocos com cerca de 20 kg.

A Boston Dynamics desenvolveu também a Cheetah, o robot mais rápido do mundo, que atinge a velocidade de 28,3 milhas por hora, o que é superior à maior velocidade conseguida pelo campeão olímpico Usain Bolt numa corrida de 20 metros.
Este robot tem uma traseira articulada que se flexiona para a frente e para trás em cada passo, aumentando a velocidade a cada passada tal como faz a chita, o felino que lhe deu o nome.





Outra via está a ser seguida pelo professor Hiroshi Ishiguro, director do Laboratório de Robótica Inteligente da Universidade de Osaka, no Japão.
O professor Ishiguro procura fazer um robot o mais semelhante possível a um ser humano vivo e capaz de interagir com as pessoas para que possa desempenhar serviços de guia ou de companhia.
Os robots já construídos — os Geminoids — têm uma aparência realista e conseguem realizar movimentos faciais.


O Geminoid-DK é um andróide baseado no Professor Henrik Scharfe da Aalborg University, na Dinamarca.


Outro andróide, conhecido como Geminoid F, desenvolvido na Universidade de Osaka com a ajuda da Kokoro Co.


Reunião, em Março de 2011, no ATR (Advanced Telecommunications Research Institute) com o professor Hiroshi Ishiguro, criador dos Geminoids, o Professor Henrik Scharfe, uma anónima e os respectivos clones andróides.


Sem comentários:

Enviar um comentário