sábado, 5 de novembro de 2011

Saiba qual a variação de dirigentes nos municípios e que freguesias terão de se agregar


O Governo quer introduzir, em cada um dos 308 concelhos do País, uma relação entre o número de dirigentes da respectiva câmara municipal e o número de habitantes do concelho, conforme o critério fixado no Documento Verde da Reforma da Administração Local.
Neste mapa interactivo do Negócios a coloração dos municípios é tanto mais escura quanto mais dirigentes tiverem por habitante, portanto os mais escuros terão a maior perda de chefias:






Nestas listas do Negócios encontra-se, entre outras informações, a variação do número de dirigentes por concelho. Basta clicar no rectângulo que contém essa informação:






Actualmente existem 4260 freguesias, das quais 2346 não cumprem os critérios do Documento Verde e, por isso, vão ter de se agregar com outras freguesias.

Neste segundo mapa interactivo do Negócios, o leitor pode saber quantas freguesias perde cada um dos distritos e cada um dos concelhos. Pela coloração do mapa conclui-se que o esforço de redução será maior na região Norte do País.
O Negócios analisou os dados da Associação Nacional de Freguesias (Anafre) tendo concluido que Braga é o distrito em que vai haver uma maior redução de freguesias (83,9% e menos 432 que as actuais).

Em Barcelos, o concelho com mais freguesias em todo o País — tem 89 —, nenhuma freguesia verifica o critério, logo as freguesias terão de agregar-se duas a duas ou três a três.

A última tabela contém, apenas, as freguesias que terão de se fundir com alguma das freguesias limítrofes. Se a freguesia que procura não figura nesta tabela, então vai manter-se nos moldes actuais.





Sem comentários:

Enviar um comentário