segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Humor em Novembro - I


Na tomada de posse do Governo, em Junho passado, Pedro Mota Soares, ministro da Solidariedade e Segurança Social, apresentou-se ao guiador de uma Vespa.




Agora desloca-se num carro com matrícula de Julho de 2011 e cujo preço de venda ao público ronda 86 mil euros.
É uma viatura da marca Audi, modelo A6, com 3000 cm3 de cilindrada que atinge a velocidade máxima 250 km/h e demora 6,3 segundos para passar dos 0 aos 100 km/h.
Tem o preço base 53 mil euros, a que acresce 4600 euros devido a equipamento opcional (pintura metalizada e bancos dianteiros comfort). Adicionando o valor dos impostos (29 mil euros) obtemos o preço de venda ao público: 86 mil euros.
O automóvel foi comprado através de um contrato com a SIVA, empresa importadora das marcas Audi, Skoda, Volkswagen, Bentley e Lamborghini, e foi levantado pelo próprio ministro Pedro 'Audi' Soares num stand do Parque das Nações, em Lisboa.

Fonte do gabinete do ministro esclareceu que o carro "foi obtido através de um Aluguer Operacional de Viaturas (AOV) a 48 meses, negociado por concurso pela Agência Nacional de Compras Públicas", e que "o concurso foi lançado e concluído pelo Governo anterior, sendo destinado, nessa altura, a um secretário de Estado [era Carlos Zorrinho, ex-secretário de Estado da Energia e Inovação, curiosamente um grande defensor das energias renováveis e actual líder parlamentar do PS]".





Em Setembro, a Câmara Municipal de Alvaiázere adquiriu um Audi Q5 2.0 TDI, no valor de 54 mil euros. O presidente Paulo Tito Morgado (PSD) esclareceu que a aquisição da viatura até representou uma poupança.

A Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) gastou este ano 237 mil euros em carros para directores.

Os gestores da Comboios de Portugal (CP) deslocam-se em viaturas de luxo cujos alugueres, em 2010, custaram mais de 55 mil euros.
José Benoliel, presidente do conselho de administração, Alfredo Vicente Pereira, vice-presidente, Nuno Moreira e Madalena Sousa, vogais, dispõem, cada um, de um Mercedes E220 CDI Elegance e Cristina Dias, também vogal, utiliza um Mercedes E220 CDI Avantgarde.
A CP teve mais de 195 milhões de euros de prejuízo e a dívida atinge 3,3 mil milhões de euros.


Portugal tinha 160 mil milhões de euros de dívida pública, no final de 2010, e está sob intervenção externa desde 5 de Maio deste ano.


1 comentário: