quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Portugal vai gastar 4,4% do PIB no pagamento de juros de dívida em 2013


"As taxas de juro nos novos financiamentos de Portugal deverão representar um encargo de 4,4% do PIB em 2013, contra os 3% do PIB em 2009", pode ler-se no relatório divulgado esta tarde pela agência de notação financeira Standard & Poor’s, noticia o JN.

Os custos de financiamento de Portugal dispararam em Maio, no pico da crise da dívida soberana, em especial da dívida da Grécia, o que provocou a criação do fundo de estabilização financeira da União Europeia e do FMI.
A criação deste fundo e os resultados dos testes de stress à banca europeia propiciaram uma descida das taxas de juro.
No entanto, o crescimento da despesa pública e do défice orçamental do nosso país, durante o Verão, acentuou a percepção de risco pelos mercados. As yields das obrigações do tesouro a 10 anos foram atingindo, em Setembro, máximos cada vez superiores e, no final do mês, foi apresentado o PEC 3.


vl1950 04 Outubro 2010 - 17:29
E o responsável maior ...
... por este agravamento de mais de 2310 milhões de Euros em juros é apenas o Governo e o seu Primeiro Ministro, que atrasou a tomada das medidas necessárias no início de 2010, por temer as implicações eleitorais em caso de eleições antecipadas. Apenas por causa de uma jogada de táctica política motivada por interesse pessoal.
Provavelmente, medidas com metade do impacto das agora tomadas poderiam ter sido suficientes para dar credibilidade ao PEC I.

Este é o preço que os portugueses vão pagar por terem um P. Ministro incompetente ou de má fé! Tão simples como isso.

Depois culpem as agências de rating!


Sem comentários:

Enviar um comentário