sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Menos 5147 docentes contratados


Na impossibilidade de aceder ao comunicado do Ministério da Educação e Ciência (MEC) sobre o concurso anual de professores, vamos transcrever parcialmente esta notícia:

O Ministério da Educação de Ciência, anunciou esta sexta-feira em comunicado que dos 51.209 candidatos sem vínculo à função pública que se candidataram ao concurso para contratação inicial e renovação de contrato ficaram colocados apenas 7600.
(...)
A mesma fonte indica que ficaram colocados 1.999 professores do quadro que tinham concorrido devido à ausência de componente lectiva nas respectivas escolas e 801 docentes, que foram a concurso para aproximação à residência.

"Permanecem sem colocação 1.872 DACL, que farão substituição de aposentações, docentes com baixa médica prolongada e licença de parentalidade.
Poderão também desenvolver trabalho em Actividades Extracurriculares (AEC), apoio ao estudo ou coadjuvação em disciplinas estruturantes
", informa o gabinete de imprensa do ministério.

Segundo a nota distribuída, as escolas solicitaram a colocação de docentes para o preenchimento de 12.114 horários, dos quais 1.714 horários (completos e incompletos), ficaram por preencher.

"Tal como todos os anos", indica o MEC, estes horários "serão agora reavaliados pelas escolas para que os possam complementar nos casos necessários", com horas que resultem de aposentações e doenças que entretanto ocorram.

Os horários daí resultantes serão colocados a concurso na reserva de recrutamento (as chamadas 'bolsas').
"Esta colocação realizar-se-á semanalmente durante o primeiro período escolar, tendo em vista o preenchimento destes horários e de outros que venham a ser solicitados", conclui.

A tabela seguinte é uma actualização da publicada pelo MEC no ano passado, baseada na notícia transcrita porque tem coerência interna.

Nela se discrimina o número de horários declarados pelas escolas, de horários não satisfeitos pelo concurso, de docentes de carreira que obtiveram colocação e de docentes contratados, com o primeiro número a ser igual à soma dos restantes no ano lectivo 2012-2013.
Ao contrário do que sucedia nos anos lectivos anteriores à tomada de posse da actual equipa ministerial em que as duas quantidades nunca coincidiam.



Donde se conclui que foram contratados menos 5147 docentes que no ano lectivo anterior:

7600 – 12.747 = – 5147

Caro leitor, recorda-se daquelas notícias que no início do mês falavam em mais de 15.000 docentes do quadro sem horário no próximo ano lectivo?
Afinal os docentes do quadro com 'horário zero' são 1872.

E lembra-se daquele manifesto divulgado no final de Junho, que ainda anda a recolher assinaturas na Internet, onde se previa o desaparecimento de cerca de 25.000 horários?
Afinal o Despacho normativo 13-A/2012 e o decréscimo da natalidade fizeram desaparecer

18.118 – 12.114 = 6004 horários

Quem deu origem àquelas notícias alarmistas? Alguns sindicalistas e directores de escolas do ensino básico e secundário. Agora estamos em condições de perceber a sua idoneidade.


Por causa do desemprego muito superior à média, o MEC pretendia reduzir as vagas dos cursos de educadores de infância e de docentes dos 1º e 2º ciclos do ensino básico, aumentando as de outros cursos, mas encontrou oposição da parte das Escolas Superiores de Educação. Aqui fica o alerta aos jovens e suas famílias: evitem estes cursos.



Post-scriptum: listas

____________________
Contratação Inicial


Mobilidade Interna

___________________________________________
Listas definitivas de Colocação e Não Colocação
Lista de candidatos com renovação

Listas definitivas de Colocação e Não Colocação



****
*

Actualização: comunicado do MEC


Sem comentários:

Enviar um comentário