segunda-feira, 9 de julho de 2012

Os resultados dos exames nacionais 2012


Actualização: resultados de 2013 aqui.

*

O quadro seguinte (clique para aumentar) foi elaborado a partir dos resultados dos exames nacionais do Ensino Básico - 2º ciclo, hoje divulgados pelo Júri Nacional de Exames (JNE).
Remetemos os encarregados de educação que desejam conhecer os resultados dos seus educandos para o sítio na Internet do respectivo agrupamento de escolas ou escola não agrupada.



O quadro seguinte foi elaborado a partir dos resultados dos exames nacionais do Ensino Básico - 3º ciclo:



O quadro seguinte (clique para aumentar) foi elaborado a partir dos resultados dos exames do Ensino Secundário - 1ª Fase:



O leitor que deseje conhecer os enunciados e os critérios de classificação dos exames nacionais de 2012, pode consultar esta página.


Do comunicado do Ministério da Educação e Ciência, destacamos:

As Provas Finais do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico foram realizadas, respetivamente, em 1145 e 1328 estabelecimentos de ensino do continente e ilhas, bem como nas escolas no estrangeiro com currículo português. (...)

Realizaram as Provas Finais de Língua Portuguesa e de Matemática do 2.º Ciclo do Ensino Básico 111.767 e 112.631 alunos, respetivamente. Estiveram envolvidos na classificação das provas finais do 2.º Ciclo 6.178 professores.

No 3.º Ciclo, o número de provas realizadas foi 92.976, na disciplina de Língua Portuguesa, e 93.599 na disciplina de Matemática. Nas provas finais do 3.º Ciclo estiveram envolvidos 5.225 professores.

Segue-se os dados estatísticos mais relevantes relativos às Provas de Finais de Ciclo realizadas na 1.ª chamada pelos alunos internos, uma vez que os resultados da 2.ª chamada têm significado estatístico pouco relevante dado o reduzido número de alunos que as faz.

Sobre os Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário, diz o comunicado:

Os Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário foram realizados em 629 estabelecimentos de ensino do continente e ilhas, bem como nas escolas no estrangeiro com currículo português. Estas provas decorreram com toda a normalidade e sem quaisquer ocorrências de relevo, tendo as escolas e respetivos secretariados de exames e professores vigilantes realizado o seu trabalho com o habitual profissionalismo, que contribuiu de sobremaneira para que o processo de exames tenha decorrido desta forma.
No entanto, há que assinalar a existência de denúncias de eventuais fugas de informação relativas ao conteúdo parcial do enunciado da prova de Português (639). O processo de averiguação que, na sequência das referidas denúncias, foi desenvolvido pela Inspeção Geral de Educação e Ciência não encontrou quaisquer provas que permitissem concluir terem ocorrido as alegadas fugas de informação, pelo que as classificações desta prova foram homologadas.

No conjunto das 25 disciplinas sujeitas a exame nacional, foram registadas na 1.ª fase, 362.414 inscrições, tendo sido realizadas 324.048 provas, o que corresponde a cerca de 90% das inscrições, tendo em conta que pela primeira vez a 1.ª fase dos exames é obrigatória para todos os alunos.

A disciplina em que se registou um maior número de provas realizadas foi Português (639) — 72.534 provas —, logo seguida pelas disciplinas de Biologia e Geologia (702) — 51.244 provas — de Física e Química A (715) — 50.679 provas — e de Matemática A (635) — 49.246 provas.

No processo de classificação das provas estiveram envolvidos 6.806 docentes pertencentes à Bolsa de Professores Classificadores.

Uma análise preliminar dos dados estatísticos relativos aos Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário, realizados na 1.ª Fase, e considerando os resultados dos alunos internos, permite constatar uma relativa estabilidade dos resultados de 2012, face aos registados no ano anterior. Na larga maioria das 23 disciplinas em que é possível estabelecer comparações, registaram-se variações próximas de 10 pontos (1 valor) ou mesmo muito inferiores (...).


Sem comentários:

Enviar um comentário