sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Nos discursos políticos, o mar é uma riqueza


Em 2009, o presidente da Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar propôs à Direcção-geral das Pescas que financiasse a instalação de aparelhos GPS nas embarcações de pesca, mas o pedido não foi aceite.

Ontem de manhã, notando que não conseguia comunicar há dois dias com o "Virgem do Sameiro”, um dos barcos de pesca acompanhados pela associação, deu o alerta.
Imediatamente tiveram início as operações de busca com o navio-patrulha oceânico ‘Viana do Castelo’ disponibilizado pela Marinha, um barco salva-vidas e uma embarcação de alta velocidade da Capitania do Porto da Figueira da Foz e um avião da Força Aérea.
Só hoje é que os seis tripulantes do barco de pesca foram avistados por um helicóptero da Força Aérea em missão de fiscalização das pescas. Estavam dentro de uma balsa salva-vidas e acabam de ser recolhidos.


Obviamente que as operações de busca e salvamento têm custos. A angústia dos pescadores, dois dias à deriva, e das suas famílias tem um valor incalculável. E os pescadores podiam ter perdido a vida.
Isto aconteceu num País onde os titulares dos mais importantes cargos políticos sabem, e proclamam, que o investimento no sector das pescas é essencial para diminuir importações e criar postos de trabalho.

No discurso de tomada de posse, o presidente da República apontou o mar como uma via de desenvolvimento económico para o País:
"É crucial aprofundar o potencial competitivo de sectores como a floresta, o mar, a cultura e o lazer, as indústrias criativas, o turismo e a agricultura, onde detemos vantagens naturais diferenciadoras. A redução do défice alimentar é um objectivo que se impõe levar muito a sério, tal como a remoção dos entraves burocráticos ao acesso da iniciativa privada à exploração económica do mar."
E no discurso do 5 de Outubro relembrou:
"Os oceanos permanecem em larga medida por explorar, em tudo aquilo que nos podem oferecer de forma sustentável."

Imaginem o que seria, se não soubessem.



À noite, descobrimos uma história com gente dentro:
O helicóptero e os recuperadores salvadores que resgataram os náufragos neste vídeo.
E a odisseia dos pescadores nas palavras singelas do mestre da embarcação.


Sem comentários:

Enviar um comentário