terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Entrevista de Passos Coelho à SIC Notícias





"Uma economia como a portuguesa, que exporta não chega a 30% do que produz e em que, por isso, a maior parte dos incentivos estão orientados para o seu próprio mercado interno, precisa de uma agenda de reforma estrutural. Não somos nem mais abertos nem mais competitivos porque há sectores que se habituaram a viver das rendas do Estado."

"A economia portuguesa praticamente estagnou nos últimos 10 anos por causa desse modelo [de crescimento impulsionado pelo investimento público]. Também não podemos ter o mesmo nível de endividamento, nem isso tem acrescentado nada ao crescimento."

"Portugal tem de se integrar mais fortemente no espaço europeu, mas sabemos que a Europa vai crescer menos do que aquilo que são as nossas necessidades, pelo que precisamos de exportar mais para fora da Europa. E a plataforma de língua portuguesa é muito importante. Brasil e Angola são duas peças cruciais, podem-nos permitir ter um grande valor acrescentado dentro da Europa. E podemos também ser, de certa maneira, uma porta de entrada para a Europa de vários desses capitais e economias."

"Não ter uma grande empresa europeia interessada no processo de privatização da EDP é que seria preocupante. (...) a decisão que será tomada no final deste processo, no conselho de ministros ainda antes do Natal, vai-se basear no relatório técnico da Parpública e dos ‘advisers’ da operação."

"É interessante que hoje outras empresas, que não europeias, possam trazer isso [dinheiro e gestão] para a Europa. Não há razão para a Europa ficar falida, sem formas de conservar o que tem. Mas é importante que a Europa não desista desse mercado. Se vendermos activos para fora da Europa, precisamos que seja com condições para que a Europa possa crescer."


Sem comentários:

Enviar um comentário