quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Quanto custa a liberdade da Europa? 300 mil euros por ano


Depois da dramática aprovação do pacote de austeridade no parlamento grego para evitar a bancarrota, no passado domingo 12 de Fevereiro, enquanto manifestantes da extrema esquerda punham Atenas a ferro e fogo incendiando 45 edifícios, pensava-se que a Grécia ia iniciar um período de calma e reconstrução.

Santa ingenuidade!

Primeiro foi a recusa da Nova Democracia em assinar um acordo transparente com a troika sobre as medidas de austeridade. "Dar prioridade à recuperação e a outros objectivos só vai tornar o programa mais eficaz e o esforço de ajustamento mais bem sucedido. Portanto ... algumas modificações políticas poderão ser necessárias para garantir a plena aplicação do programa", escreveu Antonis Samaras, seu líder e futuro primeiro-ministro após as eleições de Abril, a confirmarem-se as sondagens.

Agora foi a vez doutros políticos gregos se comportarem como virgens ofendidas quando o ministro das Finanças alemão lembrou que faltava pormenorizar a forma de poupar 325 milhões de euros em falta, o seu vice comparou a Grécia a um "poço sem fundo" e os ministros das Finanças europeus exigiram um acordo escrito para aprovarem um empréstimo de 130 mil milhões de euros mais um perdão de dívida de 100 mil milhões.
"Não aceito os insultos do Sr. Schäuble ao meu país", disse hoje o Presidente grego Karolos Papoulias, de 82 anos e que lutou na resistência contra os nazis durante a Segunda Guerra Mundial, num discurso no ministério da Defesa. "Não os aceito como grego. Quem é o Sr. Schäuble para ridicularizar a Grécia? Quem são os holandeses? Quem são os finlandeses? Tivemos o orgulho de defender não apenas a nossa liberdade, não apenas o nosso país, mas a liberdade de toda a Europa."


O Presidente grego Karolos Papoulias no Ministério da Defesa Nacional, em Atenas, em 15 de Fevereiro de 2012. Simela Pantzartzi/EPA/Landov


Oriundo do socialista PASOK, Papoulias recebeu o apoio do partido conservador Nova Democracia na eleição para Presidente da República pelo parlamento, em Fevereiro de 2005. Reeleito em Fevereiro de 2010 pelos deputados destes partidos, viu a Grécia pedir um primeiro resgate de 110 mil milhões de euros três meses depois.

Num gesto de solidariedade com a população grega a sofrer uma grave crise económica, Papoulias pediu hoje para deixar de receber o seu salário público. Segundo cálculos da Bloomberg baseados em documentos do governo, Papoulias recebe cerca de 300.000 euros por ano. A assessoria de imprensa do presidente não confirmou nem desmentiu.
Barack Obama que é um presidente executivo e dos EUA, a maior economia mundial, recebeu 395.188 dólares (301.473 euros) em 2010, de acordo com a declaração de rendimentos publicada no site da Casa Branca.


Donde se conclui que estão no bom caminho os cidadãos lusos que andam a bater nos nossos políticos perdulários ou gananciosos, em caixas de comentários e blogues. Rédea curta nesta gente, se não quisermos imitar o descalabro grego.


****
*

Registe-se a unanimidade de opiniões:


J.Silva 15 Fevereiro 2012 - 20:04
Vergonha
O Barack Obama é um presidente executivo eleito por sufrágio universal e representa o maior país do Mundo.
Ter o mesmo vencimento dum presidente cujas funções são essencialmente formais e dum país pequeno, reflecte a falta de vergonha a que se chegou e inclusive o segredo desta situação. Deve haver respeito pela Grécia e não devemos estigmatizá-la fazendo comparações com outros, a todo e qualquer país deve ser reconhecida dignidade, mas este vencimento é uma indignidade de todo o tamanho. O presidente em vez de apelidar o seu acto como solidário, deveria demitir-se e pedir desculpa aos gregos, já que este vencimento deve ser dos maiores senão o maior dos cargos políticos da zona euro.


josedomingos 15 Fevereiro 2012 - 21:34
Por vezes, um pouco de humildade não fica nada mal...
São vergonhas como a deste indivíduo, o Presidente da Grécia, a ganhar a módica quantia de €300.000 (trezentos mil euros!), que explicam como desaparece o dinheiro dos contribuintes europeus que é emprestado à Grécia.

Será que este senhor supõe que faz alguma fineza em prescindir de um ordenado pornográfico como este? Tudo aponta para que sim.
Ainda por cima, o homem fica ofendido quando lhe são ditas as verdades. Na lógica deste senhor, pelos vistos, são os contribuintes europeus que têm a obrigação de sustentar os gregos.
Por amor de Deus!


Nuno 15 Fevereiro 2012 - 23:05
O quê?
Este tipo ocupa um cargo puramente cerimonial (ainda tem menos poderes que o Cavaco) e ganha o mesmo que o Obama, que ocupa um cargo com poderes executivos num país com 30 vezes mais população que a Grécia? Acho que estou a ter alucinações...


Sem comentários:

Enviar um comentário