quinta-feira, 17 de abril de 2014

Os sírios festejam o dia da independência


Para quem só lê a imprensa portuguesa pode parecer surreal este vídeo da Reuters que mostra uma multidão na capital síria a apoiar o presidente Bashar al-Assad durante as celebrações do Dia da Independência.

April 16

"Hoje viemos torcer pelo presidente Bashar Hafez al-Assad e dizer-lhe que estamos com ele e que vamos votar nele. Queremos dizer-lhe que estaremos com ele, não importa o que acontecer", diz Nirmin Mansour, uma jovem residente em Damasco.
A Síria conquistou a sua independência da França em 17 de Abril de 1946 e este dia é tradicionalmente marcado com comemorações em todo o país.

Há dois anos que uma guerra civil está a dilacerar a Síria e já morreram mais de 150 mil pessoas, um terço das quais eram civis.
A Rússia conseguiu evitar uma intervenção militar dos EUA em finais de 2013 mas a guerra civil prossegue.

A política externa americana contemporânea de dominar política e economicamente um país situado numa região estratégica, sob a capa da defesa de valores como a democracia, e empurrá-lo para uma guerra civil quando parte significativa da população resiste à dominação, tem de ser denunciada.
A imposição da democracia por meio de uma revolução contra o governo de um País serve, em geral, para criar e instalar no poder uma nova oligarquia ainda muito mais corrupta.


Sem comentários:

Enviar um comentário