quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

In Memoriam Nelson Mandela


Nelson Mandela
(1918-2013)

Foi o Homem que, após sofrer 27 anos na prisão por lutar contra o regime segregacionista do apartheid, donde saiu aos 71 anos, soube impedir a retaliação da comunidade negra sobre a comunidade branca e impor o respeito pelas regras democráticas, tendo promovido a reconciliação nacional como presidente da República da África do Sul entre 1994 e 1999.
Depois saiu da política e deixou o espaço para os outros.mundialmente

Deixamos aqui algumas das suas declarações reveladoras do carácter de um símbolo da luta pela liberdade e pela igualdade racial mundialmente reconhecido:

"Lutei contra o domínio branco e lutei contra o domínio negro. Persegui o ideal de uma sociedade livre e democrática onde todas as pessoas vivem juntas, em harmonia e com igualdade de oportunidades. É um ideal pelo qual espero viver e ver realizado. Mas, Meritíssimo, se necessário for, estou preparado para morrer por ele".

"Ninguém nasce a odiar o outro pela cor da pele, pela origem ou pela religião. As pessoas aprendem a odiar e, se podem aprender a odiar, também podem aprender a amar".

"Nunca, nunca, nunca mais deverá esta terra fantástica voltar a sofrer a opressão de um homem sobre outro".

"Tanto quanto brancos mataram negros, negros mataram brancos".

"Nunca considerei nenhum homem superior a mim, dentro ou fora da prisão".

"Aprendi que o valor não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. Um homem valente não é aquele que não sente medo, mas o que se sobrepõe a ele".

"Percorri um longo caminho até à liberdade. Tentei não vacilar; cometi erros ao longo do percurso. Mas desvendei o segredo que depois de subirmos uma grande montanha, apenas descobrimos que há muito mais montanhas para escalar".

"A grandeza da vida não consiste em não cair nunca, mas em levantarmo-nos de cada vez que caímos".

"Sempre soube que um dia voltaria a sentir a relva debaixo dos meus pés e que caminharia ao Sol, livre".

"A morte é algo inevitável. Quando um homem fez o que acreditava necessário pelo seu povo e pelo seu país, pode descansar em paz. Creio ter cumprido esse dever e, por isso, descansarei para a eternidade".



05.12.2013 22:12


Sem comentários:

Enviar um comentário