terça-feira, 25 de novembro de 2014

Longa vida ao juiz Carlos Alexandre - III


No artigo de opinião Uma semana difícil, publicado ontem no Diário de Notícias, Mário Soares começa por elogiar a demissao do ministro Miguel Macedo e, de seguida, critica desfavoravelmente a detenção de José Sócrates, declarando que "o País foi confrontado com um acontecimento que deixou todos os democratas imensamente preocupados".

"O que foi feito a um ex-primeiro-ministro com um anormal aparato fortemente lesivo do segredo de justiça não pode passar em vão", prossegue o antigo Presidente da República, que "também não pode passar em vão o espectáculo mediático que a comunicação social tem feito, violando também ela o segredo de justiça ao revelar factos que era suposto só serem conhecidos quando um juiz se pronunciasse".

Na manhã de hoje, Soares foi visitar José Sócrates ao Estabelecimento Prisional de Évora, com uma autorização especial do director da prisão, pois não se tratava de um dia de visita.

À saída disse aos jornalistas que está convicto da inocência de Sócrates, deixando transparecer a irritação que algumas perguntas lhe causavam:


26/11/2014 - 11:15


"Têm feito uma campanha contra ele que é uma infâmia. É a comunicação social que faz, mas são os tipos que estão por trás dela."

Para Soares, o inquérito que levou à detenção de Sócrates é "um caso político" orquestrado por “malandros que estão a combater um homem que foi um primeiro-ministro exemplar".
Contrariando o pedido de António Costa, para que o partido não se envolvesse "na apreciação de um processo que, como é próprio de um Estado de direito, só à Justiça cabe conduzir com plena independência, que respeitamos", afirmou:
"Todo o PS está contra esta bandalheira", apesar deste caso não ter "nada a ver com os socialistas".

Mário Soares declarou que Sócrates está preso sem ter sido apresentado a um tribunal, que não tem dúvida que o ex-primeiro-ministro será absolvido em tribunal, contestando ainda a decisão do juiz Carlos Alexandre de aplicar a José Sócrates a medida de prisão preventiva: "Diga a esse juiz que é muito estranho, que eu também sou jurista."

Da parte da tarde, José Sócrates dita, de uma cabine telefónica da prisão de Évora, uma carta — versão integral aqui — ao seu advogado para entregar ao Público.

Nela, garante que, “em legítima defesa”, irá, “conforme for entendendo”, “desmentir as falsidades lançadas sobre mim e responsabilizar os que as engendraram”.

A minha detenção para interrogatório foi um abuso e o espectáculo montado em torno dela uma infâmia; as imputações que me são dirigidas são absurdas, injustas e infundamentadas”. Depois queixa-se da “humilhação gratuita” que sofreu com a decisão do juiz Carlos Alexandre de o colocar em prisão preventiva, uma medida de coacção que considera ser “injustificada”, porém, “não raro, a prepotência atraiçoa o prepotente”.

Quase no final da declaração, alude à separação de poderes: “Este é um caso da Justiça e é com a Justiça Democrática que será resolvido.

Para logo referir “que este caso tem também contornos políticos” e agradecer a solidariedade de amigos e camaradas. Mas exige que a política não se misture no seu caso porque lhe seria prejudicial: “Este processo é comigo e só comigo. Qualquer envolvimento do Partido Socialista só me prejudicaria, prejudicaria o Partido e prejudicaria a Democracia.

*

Mário Soares consegue, no mesmo artigo de opinião, elogiar a demissão do ministro social-democrata Miguel Macedo durante o interrogatório do juiz Carlos Alexandre aos arguidos dos visto gold, e contestar a prisão preventiva decretada pelo mesmo juiz no que respeita ao socialista José Sócrates. Um exemplo de coerência e de respeito pela separação de poderes num Estado democrático...

É especialmente emocionante a certeza de Soares na inocência de José Sócrates sem ter visto qualquer uma das provas já recolhidas pelo ministério público durante o inquérito, apesar de explicarem a vida faustosa do detido e condizerem com a sua personalidade — esteve envolvido na construção de casas na Guarda quando era deputado em exclusividade, na duvidosa licenciatura da Independente, no aterro sanitário da Cova da Beira, no Freeport, nas casas da Braamcamp, na tentativa de controle da TVI e no assalto ao poder no BCP.

A certa altura lembrei-me de Salazar, nos últimos anos de vida quando recebia os seus antigos ministros em São Bento e ainda pensava que governava o País.



O juiz Carlos Alexandre à saída do Tribunal Central de Instrução Criminal na segunda-feira


A imediata reacção de Sócrates obriga, porém, a outra leitura. O aluno repete a defesa sustentada por Soares. O aluno segue os passos do mestre.

Desengane-se quem ver na atitude de Soares resquícios de senilidade. O antigo presidente da República está no pleno uso das suas faculdades mentais. Foi ele quem veio defender Ricardo Espírito Santo Salgado. Primeiro apoiou Seguro e depois atirou-o abaixo quando foi conveniente. É a mão por detrás dos socratistas, é ele o titereiro e António Costa, a marionete.

José Sócrates deu milhões de euros em apoios financeiros às fundações da família Soares — Fundação Mário Soares e Pro Dignitate - Fundação de Direitos Humanos —, logo há que defendê-lo.
Aliás, os contribuintes são os grandes beneméritos destas fundações, até pagam as obras no Convento do Sagrado Coração de Jesus, cedido pelo governo Guterres para sede da Pro Dignitate.

Ferro Rodrigues não é o líder da bancada parlamentar por acaso: foi integrado por José Sócrates depois de se demitir de secretário-geral do PS, tornou-se o elo de ligação com o PSD através do casamento do filho João Rodrigues com Joana Loureiro e acabou por converter-se no principal escudo de protecção de Dias Loureiro que devia ter sido constituído arguido no processo BPN, tão responsável era como Oliveira e Costa, mas nem foi beliscado.

Agora a justiça está demasiado activa e a pôr em perigo interesses inconfessáveis tanto no campo socialista como no social-democrata. É preciso apregoar que a justiça democrática está em perigo. Já foram escolhidos os alvos a abater: o procurador Jorge Rosário Teixeira e o juiz Carlos Alexandre.

Resta saber se o bonacheirão Zé povinho engole o anzol. Parece que não:


Mário Soares pede desculpa pelo engano
25 Novembro 2014 - 09:03
Mário Soares enganou-se já com a idade avançada que tem, ele queria dizer: que detenção de Sócrates "deixou os corruptos imensamente preocupados".

Anónimo
25 Novembro 2014 - 09:12
Não te preocupes que no teu funeral não será dado qualquer atenção mediática pelos meios de comunicação, pois estaremos todos a seguir a novela "Sócrates tenta fuga da prisão, ajudado pelo Ferro Rodrigues, António Costa, Pinto Monteiro e seus metralhas!"

Paula Castilho Borges @ Facebook
25 Novembro 2014 - 09:22
Vergonhosa esta declaração. Mas uma democracia não é suposto ser um estado de Direito? Com uma verdadeira separação de poderes? Quando o Sarkozy foi detido para interrogatório será que também achou que a democracia francesa estava em perigo? Ou será que por democrata quer dizer socialista? E que este homem sempre confundiu democracia com PS... Ou será que tem medo que possa ser investigada a fortuna da família Soares? Diamantes de Angola + aeroporto de Macau + Emaudio para relembrar só alguns...

Pena
25 Novembro 2014 - 09:22
Sócrates devia apanhar 25 anos, com confiscação da fortuna e prisão de todos os coniventes envolvidos, inclusive a mãe dele, por envolvimento e obstrução à justiça, 10 aninhos para cada um.
Mas isto não são os EUA. É um país social-democrata e socialista de 3º mundo...
  • abelavida
    25 Novembro 2014 - 09:35
    Curioso este comentário. De facto a própria mãe de Sócrates está envolvida no processo. No mínimo por conivência.

Fernando Cunha @ Facebook
25 Novembro 2014 - 09:24
Num rasgo de "consciência", coisa rara actualmente, MS começa a ficar preocupado porque a Justiça está a actuar. Ai se eles começam a vasculhar a família Soares... Não esqueçam de ler um livro CONTOS PROIBIDOS. MEMÓRIAS DE UM PS DESCONHECIDO. Publicações Dom Quixote. Lisboa. 1996.

Manolo
25 Novembro 2014 - 09:29
Claro que está preocupado.
Hoje ex-primeiros-ministros, amanhã ex-presidentes da República.

Alea jact est
25 Novembro 2014 - 09:37
Quais democratas? Os verdadeiros não é, de certeza. O verdadeiro democrata vê TODOS os cidadãos iguais perante a lei. Não há distinção entre criminosos da política e criminosos comuns.

Anónimo
25 Novembro 2014 - 09:39
Impõe-se uma limpeza geral. É um imperativo nacional. Avaliem-se as fortunas e processem os seus detentores. Comecem pelos autarcas, que acumularam grandes fortunas à custa de corrupção e tráfico de influências. Passem para antigos membros do governo e deputados. Corram tudo a pente fino. Investiguem os actuais titulares de cargos públicos. O povo não pode suportar mais estes chupistas.
A quem trabalha só sabem cortar salários. Aos reformados cortam as pensões. A todos aumentam os impostos. Basta, mas basta mesmo!

Anónimo
25 Novembro 2014 - 09:53
Falou o bisavô do regime cleptocrático.

De democrata para democrata
25 Novembro 2014 - 09:55
Sou democrata e não fiquei nada preocupado. Acho que finalmente a justiça começa a funcionar e isso não é motivo de preocupação, a não ser para quem tenha telhados de vidro. A procissão ainda vai no adro.

Respeito pela democracia
25 Novembro 2014 - 10:08
Mário Soares é o maior corrupto deste regime que saiu impune do escândalo Emaudio. Basta ler o livro "Contos Proibidos" do ex-dirigente socialista Rui Mateus para entender tudo. Um Presidente da República em exercício a pedir dinheiro a troco de licenças de jogo e outras contrapartidas. Rui Mateus desapareceu de Portugal após a publicação do livro em Janeiro de 1996. O livro esgotou imediatamente no 1º dia de vendas e nunca foram feitas mais edições. Hoje está disponível na internet. Basta procurarem pelo título no Google. Os media branquearam completamente esse comportamento criminoso.
Estão agora a ensaiar o mesmo esquema mafioso com este tipo de afirmações. O que está em causa é se o Pinto de Sousa da Independente cometeu os crimes ou não. A Justiça acredita que sim. Aguardemos calmamente o desenrolar do processo e sem perturbar a investigação. Os verdadeiros democratas fazem isso.
  • Anónimo
    25 Novembro 2014 - 10:17
    Rui Mateus, um dos fundadores do PS, sofreu a tal limpeza estalinista, desaparecendo da história do partido, depois de entregar provas suficientes para pôr Soares, Almeida Santos, Melancia e a maior parte da família socialista atrás das grades. No PS é assim, quem se lixa são os honestos. Quem se mete com o gang leva.
  • Fernanda Correia
    25 Novembro 2014 - 10:28
    O livro de Rui Mateus foi imediatamente comprado por este mafioso Soares, exactamente como o seu colega Sócrates fez com a sua tese. Um para que ninguém o lesse e o escândalo não alastrasse e o outro para parecer importante e lido. Razões diferentes, mesmo modus operandi extremamente democrático e exemplar! O livro está na Net. Basta procurar no Google e descarregar. É um serviço à Pátria lê-lo. Este corrupto-mor devia ser preso e julgado antes que morra.

correiapinade031049
25 Novembro 2014 - 10:24
Ser democrata é aceitar que existam leis e regras. Ser democrata e político é saber aceitar a separação de poderes. Ser democrata é saber aceitar a prisão de um amigo, se ele prevaricou. Ser democrata é ter a consciência de que diz a coisa certa no momento certo, não dando cobertura aqueles que, muito democraticamente, roubam o que é dos outros.

PS=Partido Sujo
25 Novembro 2014 - 10:31
Soares, Paulo Campos, Jorge Coelho, Mário Lino, Almeida Santos, Carlos Melancia, Armando Vara, António Costa, ou seja, a maior parte da cúpula socialista agiu em causa própria quando foi o único partido que votou contra a criminalização do enriquecimento ilícito. Evitando assim estarem agora na companhia de Sócrates, que não criou estes esquemas sozinho. Muitos outros dentro do aparelho PS beneficiaram e ajudaram em esquemas de criminosos.

jose
25 Novembro 2014 - 10:31
O ministro Miguel Macedo demitiu-se porque era amigo de um arguido, e António Costa aplaudiu.
Agora eu pergunto: António Costa enquanto nº 2 de um Governo nos momentos em que esta corrupção se desenrolava não se demite da liderança do PS? Das duas uma, ou ele estava no governo e não viu nada (como um anjinho), ou então também mamou à grande e à francesa!

Anónimo
25 Novembro 2014 - 10:44
Só os anjinhos é que podem acreditar que as "luvas" das negociatas feitas durante o governo PS foram apenas para o Sócrates. Certamente outros nesse governo e no partido devem ter beneficiado disso. Os tão convenientes RERTs vieram desse governo PS. O que interessa é fazer muita obra para manter o dinheiro a circular de forma a gerar "luvas". Eu sempre desconfiei dos políticos que fazem muita despesa, sobretudo em obras inúteis. Agora percebe-se porque razão o PS foi o campeão das PPPs, dos Swaps, da Parque Escolar, das Eólicas e dos ajustes directos.
Mas o PSD que não pense que aqui faz como Pilatos. Também tem muitos "telhados de vidro". E é por isso que este sistema político está podre e urge uma reforma do sistema eleitoral.

O Chulo-Mor da Nação
25 Novembro 2014 - 11:37
É insultuoso como alguns o apelidam de "Pai da Democracia"! Para quem não sabe ele é o "Pai" das subvenções vitalícias dos políticos. Isso sim. E numa altura em que Portugal estava sob resgate do FMI. Não há ninguém que tenha "extorquido" tanto ao erário público como ele. Fez de Portugal uma "coutada" ao seu serviço e da sua M*ço**r*a.
O livro "Contos Proibidos" de Rui Mateus é bem revelador. Quem o quiser ler em PDF basta pesquisar na Net. O verdadeiro cognome que faz jus a este cavalheiro é o de "Chulo da Nação"! Onde é que já se viu alguém numa visita de Estado fazer um "desvio turístico" às Seychelles? E desde que lhe cortaram nos subsídios à sua Fundação sinistra e inútil, nunca mais parou de espernear e de "espumar" baboseiras.

Lourenco Aroso
25 Novembro 2014 - 11:37
Fortemente lesivo foi o saque que estes Socialistas fizeram ao país e isso sim, não pode passar em vão. Apertem com Sócrates e Salgado, façam o jogo de polícia bom e polícia mau, digam que um já anda a dar informações sobre o outro em troca de uma diminuição de pena e deixem o efeito dominó começar.
Espero sinceramente que, de uma vez por todas, a justiça Portuguesa actue e seja implacável com os verdadeiros criminosos que prejudicam toda a gente séria em Portugal. Quanto a Mário Soares, infelizmente, não há comentário possível.

Anónimo
25 Novembro 2014 - 11:40
A corrupção não deixa de ser um crime de sangue, devido aos roubos dos corruptos (sempre muito chorudos) muita gente se mata, vive na miséria e morre, tal a gravidade da corrupção.
Para mim, este tipo de corrupção destrói as empresas, o povo e o país, tal a sua gravidade. Para mim a corrupção, não deixa de ser um crime menos grave que um crime de sangue e tráfico de droga. Um crime que leva um pais à miséria é muito, mas mesmo muito grave.
Portugal está no estado em que está principalmente devido à corrupção dos nossos políticos e ex-políticos em lugares chave que levam as empresas a untar-lhes as mãos se querem ganhar contratos.
Todos os contratos deveriam de ser através de concursos públicos abertos ao público e consultados por todos (publicados).
Vamos pôr Portugal a ser um país rentável para todos.

T
25 Novembro 2014 - 13:20
Ontem assistimos a algo interessante: a generalidade dos opinadores profissionais, ex-políticos e/ou pseudo-jornalistas, muitíssimo preocupados com os detalhes da detenção, etc, mas zero preocupação com o facto de um político ter a possibilidade de levar um país à ruína, enriquecer escandalosamente e não ter acontecido nada que o impedisse. Será só incompetência, ou estarão com o rabo entalado?

zita
25 Novembro 2014 - 15:27
Não foram os democratas que se preocuparam, foram os corruptos. Eles já nem distinguem, coitados...
Onde é que está o espectáculo mediático na detenção? Só se viu um carro passar às escuras!


Sem comentários:

Enviar um comentário