quarta-feira, 14 de agosto de 2013

O smartphone da Coreia do Norte




Kim Jong-Un numa visita à fábrica 11 de Maio realizada no dia 10 de Agosto de 2013.


A Coreia do Norte diz ter produzido o smartphone Arirang com uma câmara de alta resolução e um ecrã sensível ao toque, tendo a Central de Notícias norte-coreana (KCNA) disponibilizado fotografias do líder Kim Jong-Un durante uma visita à fábrica.

Em 2011 foi anunciada a produção de um tablet, mas os especialistas que analisaram o aparelho encontraram indícios de que fora produzido na China.
O minimalismo do equipamento da fábrica, a ausência de uma linha de produção e a falta de precauções com o vestuário dos visitantes, levantam suspeitas de que o novo produto terá a mesma origem. Vê-se trabalhadores a testar smartphones acabados, mas não a produzi-los.

O país possui uma rede de telecomunicações móveis desde 2008, graças a uma parceria com a empresa egípcia Orascom, mas a sua actividade é fortemente controlada. Há um único operador de telemóveis no país e os dois milhões de norte-coreanos que subscreveram o serviço podem efectuar telefonemas entre si, mas estão proibidos de fazer chamadas para o estrangeiro.
O acesso à Internet é ainda mais limitado, estimando-se que apenas mil pessoas disponham de ligação a uma Intranet completamente separada da Web, num país com 25 milhões de habitantes.

Persiste o isolamento total da população numa Coreia do Norte imersa em propaganda onde a figura graciosa da mulher do líder é apenas um adereço no palco político. Estamos perante uma "invenção" para fazer esquecer a pobreza tecnológica norte-coreana face à pujança da Samsung Electronics Co., a maior fabricante mundial de smarphones, memórias para computadores e ecrãs sensíveis ao toque da vizinha Coreia do Sul.



Uma fábrica da Nokia: vêem-se as linhas de produção.


Dois comentários bem humorados lidos no Público:

Ricardo Cebola
Coruche/Almada 14/08/2013 02:02
Esta foto é espectacular! O Glorioso líder com uma caixa nas suas mãos com a nova incrível tecnologia. Um laboratório o mais genérico possível... com uma balança? A medir pó branco? Três generais a tomar notas sobre o grande líder a mexer na caixa.
E alguém a executar a parte final do empacotamento cortando pessoalmente as últimas etiquetas. Homem, tens de voltar para trás que falta a etiqueta numa das caixas!

Santo Ananás
Consultor, Lisboa 14/08/2013 09:53
Acabar a produção dos telemóveis numa mesa com 6 cadeiras, com touca e luvas para embalar aquilo, e 3 generais a anotar... sei lá, coisas... deve ser mesmo esse o dia-a-dia do processo normal nessa "fábrica" de telemóveis norte-coreanos. Cheira-me (passo a piada fácil) que alguém anda a cheirar aquele pó branco.
E o pormenor da tesoura é delicioso...


Sem comentários:

Enviar um comentário