sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

MEC entrega 206 milhões de euros a privados


No primeiro semestre deste ano, o Ministério da Educação e Ciência (MEC) atribuiu 206,5 milhões de euros a cerca de 400 entidades privadas.

O maior subsídio foi atribuído ao Colégio Liceal Santa Maria das Lamas, no Norte, que tem cerca de 80 turmas financiadas pelo Estado e recebeu 3,5 milhões de euros.
Actualmente, os colégios com contrato de associação recebem 85 mil euros/ano por cada turma.

O segundo lugar pertence a uma escola profissional da zona de Lisboa, a Cooptécnica Gustave Eiffel, que recebeu 2,7 milhões.
As escolas profissionais de nível secundário situadas em Lisboa recebem financiamento dos ministérios da Economia e da Educação. Nas outras regiões são subsidiadas através do Fundo Social Europeu.

A legislação exige que a listagem dos subsídios dados a privados no primeiro semestre seja divulgada até ao final de Setembro. O MEC só publicou em 3 de Dezembro a listagem das transferências efectuadas no primeiro semestre de 2012.
Mas fez publicar também os subsídios atribuídos no primeiro e segundo semestre de 2011, bem como no primeiro e segundo semestre de 2010 pelo extinto Ministério da Educação.

*

Entre as entidades subsidiadas pelo MEC figuram as associações de pais que recebem os subsídios para darem actividades de enriquecimento curricular aos alunos do 1º ciclo, em geral, aulas de Inglês ou de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), porém, muitas delas são fictícias. Nunca vimos os (poucos) pais sócios ou o MEC inspeccionarem a contabilidade destas associações.

Muitos negócios se têm feito, e continuam a fazer, à sombra da educação neste pobre País!


Sem comentários:

Enviar um comentário