sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O visionário que mudou a comunicação


Steve Jobs não era, nem um cantor de rock, nem uma celebridade social. Era um empresário. No entanto, a sua morte causou uma emoção global e os depoimentos e vídeos que se seguem ajudam a esclarecer os motivos.


"Steve Jobs, não apenas um geek, mas um deus para designers", explica a Reuters num artigo e em vídeo:






A revista Wired, que ao longo dos últimos anos acompanhou as novidades do mundo das tecnologias, pôs-se de luto com um ecrã a preto e branco e uma fotografia de Steve Jobs ao lado das datas “1955 – 2011”. Um vídeo recorda os momentos em que anunciou os produtos que revolucionaram o modo de comunicar:





Os três astronautas que se encontram na Estação Espacial Internacional, a cerca de 360 quilómetros da Terra, levaram para o espaço iPods para ouvirem música. Mike Fossum, o comandante, descreve Jobs como um visionário:
"Em cada geração, há grandes pensadores e pessoas com a visão do que pode ser o futuro e a energia e as ferramentas para o fazer acontecer. Steve era definitivamente uma dessas pessoas raras no mundo, vamos sentir muito a sua falta."


"Steve, obrigado por seres um mentor e um amigo. Obrigado por mostrares que o que se faz pode mudar o mundo. Sentirei a tua falta", disse o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg. 




Sergey Brin, co-fundador do Google, descreveu Jobs num texto publicado no Google+ como uma figura inspiradora:
"Desde os primeiros dias do Google, quando o Larry [Page] e eu procurávamos inspiração para a visão e liderança, não precisávamos de ir mais longe do que Cupertino. Steve, a tua paixão pela excelência é sentida por qualquer pessoa que alguma vez tocou num produto da Apple (incluindo o macbook onde estou a escrever isto agora)."


Bill Gates, o fundador da Microsoft, a empresa que desenvolveu o sistema operativo e as aplicações informáticas que correm na maioria dos computadores pessoais, escreveu no seu blogue pessoal:
"O Steve e eu conhecemo-nos há quase 30 anos, e fomos colegas, concorrentes e amigos durante mais de metade das nossas vidas. O mundo raramente vê alguém que tenha tido um impacto mais profundo que o do Steve, cujos efeitos se vão fazer sentir por muitas gerações."


Para finalizar, as palavras do presidente norte-americano Barack Obama:

"O Steve era um dos maiores inovadores americanos — corajoso o suficiente para pensar de forma diferente, ousado o suficiente para acreditar que podia mudar o mundo e talentoso o suficiente para fazê-lo.

Ao construir uma das empresas com mais sucesso em todo o mundo a partir da sua garagem, ele exemplificou o espírito de engenho americano. Ao tornar os computadores pessoais e ao pôr a Internet nos nossos bolsos, ele tornou a revolução na informação não só possível mas intuitiva e divertida. E ao redireccionar o seu talento para contar histórias, ele trouxe alegria a milhões de crianças e também a adultos. Steve gostava de dizer que vivia cada dia como se fosse o último. Porque o fez, ele transformou as nossas vidas, redefiniu indústrias inteiras e cometeu um dos feitos mais raros na história da humanidade: mudou a forma como cada um de nós vê o mundo.

O mundo perdeu um visionário. E não pode haver maior tributo ao sucesso de Steve que o facto de que grande parte do mundo soube da sua morte por um dispositivo que ele inventou.
"


Sem comentários:

Enviar um comentário