quinta-feira, 6 de outubro de 2011

In Memoriam Steve Jobs





1. Juventude

Steven Paul Jobs
nasceu em 24 de Fevereiro de 1955 na cidade de São Francisco, na Califórnia e foi adoptado por Paul e Clara Jobs.
Os seus pais biológicos foram Abdulfattah Jandali, um estudante universitário sírio que chegou a ser professor de Ciências Políticas, e Joanne Simpson, estudante universitária americana que mais tarde se tornou terapeuta da linguagem.

Jobs frequentou a escola secundária de Cupertino e depois das aulas assistia a palestras na empresa de produtos electrónicos Hewlet-Packard em Palo Alto, na Califórnia, onde obteve um contrato de trabalho de Verão. Aí conheceu Stephen Wozniak, um engenheiro que saíra recentemente da Universidade da Califórnia em Berkeley. Wozniak, que era um prodígio da engenharia com uma paixão por aparelhos electrónicos, andava naquela época a aperfeiçoar a sua 'caixa azul', um acessório ilegal para telefone que cabia num bolso e permitia fazer chamadas gratuitas de longa distância.
Em 1972 terminou o ensino secundário e matriculou-se no Reed College em Portland, no Oregon. Preocupado com os sacrifícios que os pais faziam para pagar as propinas, afastou-se ao fim do semestre do Outono, mas continuou a frequentar aulas em Reed durante um ano, enquanto dormia no chão em casa de amigos, recolhia garrafas de Coke para ganhar algum dinheiro e almoçava gratuitamente no templo de Hare Krishna da cidade.
Mais tarde responsabilizou um desses cursos — Caligrafia — pela existência de fontes nas aplicações informáticas:
"Se nunca tivesse frequentado este curso, o Mac nunca teria os múltiplos tipos de letra ou as fontes proporcionalmente espaçadas que depois a Microsoft copiou".

No início de 1974 começou a trabalhar na Atari, uma empresa produtora de jogos de vídeo, onde ganhou o dinheiro suficiente para viajar até à Índia, país em que se converteu ao budismo e adquiriu profundas raízes culturais.

Regressado à Califórnia no Outono de 1974, Jobs começou a frequentar as reuniões do 'Homebrew Computer Club' de Wozniak, cujos membros eram aficionados na criação de aparelhos electrónicos. Jobs não era tão bom engenheiro como Wozniak mas estava interessado na comercialização de produtos electrónicos e convenceu Wozniak a trabalhar com ele na construção de um computador pessoal.


2. Apple Computer

Wozniak e Jobs desenharam o computador Apple I no quarto de Jobs e construíram o protótipo na garagem dos pais de Jobs. Quando apresentou o aparelho a um comerciante local de equipamentos electrónicos, recebeu uma encomenda de 25 computadores. Nessa altura Jobs aconselhou-se com um engenheiro electrotécnico da University of Southern California que fora CEO da Intel, A. C. Markkula, e ele ajudou-os nas estratégias de marketing para vender o novo produto. Foi assim que Jobs e Wozniak conceberam a ideia de criar uma empresa de informática para produzir e vender computadores.

Para financiarem a empresa venderam os seus bens mais valiosos. Jobs vendeu a sua carrinha Volkswagen e Wozniak a sua calculadora científica Hewlett-Packard, tendo arrecadado US $ 1.300 para começarem a sua nova empresa. Com este capital e algum crédito pedido a fornecedores locais de dispositivos electrónicos, montaram a primeira linha de produção.
Jobs incentivou Wozniak a largar o emprego na Hewlett-Packard para se tornar no vice-presidente responsável pela investigação e desenvolvimento da nova empresa para a qual propôs o nome de Apple, em memória de um Verão feliz que tinha passado como trabalhador num pomar em Oregon.

De 1978 a 1983, a taxa de crescimento foi superior a 150% ao ano. Então a IBM entrou no negócio de computadores pessoais. Para competir com a IBM, Jobs teria que fazer a Apple compatível com os computadores IBM para poderem ser comercializados no mundo dos negócios que a IBM controlava. Para ajudá-lo a comercializar esses novos computadores Jobs recrutou John Sculley de Pepsi-Cola para o cargo de presidente da Apple.

Os pontos fortes deste projecto Macintosh não eram a memória, a potência ou a capacidade de manipulação, mas simpatia, flexibilidade e adaptabilidade para realizar um trabalho criativo. O Macintosh dava a possibilidade da informática poder evoluir para além da trituração irracional dos números por legiões de empresas contadoras de feijões. Aqueles que assistiram à memorável demonstração de Janeiro de 1984 aplaudiram:





Jobs criou uma estratégia radical para introduzir o Macintosh: apresentou a sua aparente vulnerabilidade como um acto revolucionário infundido de altruísmo, uma bomba tecnológica. Quando o aparelho foi apresentado ao público no domingo da Super Bowl, Steve Jobs chamou-lhe "o gladiador a entrar na arena, dizendo: Aqui está!".





As vendas, porém, diminuíram e os outros administradores, liderados por Sculley, marginalizaram-no.


3. NeXT Computer

Uma conversa com Paul Berg, bioquímico da Stanford University e prémio Nobel da Química, levou Steve Jobs a virar-se para projectos educativos ligados a meios universitários.
Em Setembro de 1985, pede a demissão da Apple levando consigo os cinco melhores trabalhadores da Apple. Funda a NeXT Computer mas os computadores são tão caros que apenas foram produzidas 50 000 máquinas. Acaba por fechar a divisão de hardware em 1993 e a partir de então vira-se para a indústria do software.

No entanto, alguns dos computadores ficaram célebres.
Foi neste computador NeXT do CERN (Conseil Européenne pour la Recherche Nucléaire) que Berners-Lee criou dois softwares essenciais: o editor-navegador para produzir, e ler, o hipertexto que permitia navegar pelos documentos HTML (Hypertext Markup Language) guardados nos computadores da Internet e o programa para enviar a informação, chamado servidor.
O editor-navegador foi chamado WorldWideWeb e este computador histórico concebido pela NeXT tornou-se, em 25 de Dezembro de 1990, no primeiro servidor web mundial.


4. Pixar & Disney

Em 1986, Jobs comprou o Graphics Group da divisão de computação gráfica da Lucasfilm, mais tarde renomeado Pixar. Depois de anos de vendas reduzidas, firmou um contrato com a Disney para produzir filmes animados em computador que esta empresa se encarrega de financiar e distribuir.

O primeiro filme produzido pela parceria, Toy Story, trouxe a fama e o aplauso da crítica ao estúdio quando foi lançado em 1995. Nos dez anos seguintes, sob a orientação criativa de John Lasseter, o criativo chefe da Pixar, a empresa produziu grandes sucessos de bilheteira: A Bug's Life (1998), Toy Story 2 (1999), Monsters, Inc. (2001), À procura de Nemo (2003), The Incredibles (2004), Cars (2006), Ratatouille (2007), WALL-E (2008), Up (2009) e Toy Story 3 (2010).
À procura de Nemo, The Incredibles, Ratatouille, WALL-E e Toy Story 3 receberam o Óscar para o Melhor Filme de Animação, um prémio introduzido em 2001.










5. Regresso à Apple

Em 1996 a Apple decidiu comprar a NeXT Computer e Jobs regressou à empresa que tinha co-fundado. Em breve tornou-se o CEO interino depois dos directores terem perdido confiança no CEO dessa altura.
Muita da tecnologia da NeXT foi aplicada nos produtos da Apple, especialmente o sistema operativo NeXT Step que evoluiu para o Mac OS (1998) e, posteriormente, para o Mac OS X.





Nos últimos anos a companhia criou novos produtos como o iPod (2001), um dispositivo do tamanho de um bolso que permite guardar e tocar música, e entrou no ramo dos smartphones com o iPhone (2007).





O mais recente dispositivo é o iPad (2010), um tablet que permite ler livros, jornais, correr jogos, ver filmes e navegar na Internet. Em 2 de Março deste ano Steve Jobs apresentou uma nova versão do aparelho, o iPad 2:



Vimo-lo ainda na Worldwide Developers Conference 2011, em 6 de Junho, na apresentação das versões mais recentes do sistema operativo Mac OS X (10.7 ou Lion) e do sistema operativo móvel, o iOS 5, bem como do serviço iCloud.


6. O legado

Em 12 de Junho de 2005, convidado pela Stanford University para pronunciar o 114º discurso de formatura, Steve Job decidiu descrever os três momentos cruciais da sua vida: o nascimento, o despedimento da Apple e a morte.





Todos tocantes, para terminar esta breve biografia escolhemos, do segundo momento, as seguintes palavras:


Tenho a certeza que nada disso [a criação da NeXT e da Pixar] teria acontecido se eu não tivesse sido demitido da Apple. Foi um remédio amargo, mas penso que o paciente precisava dele. Por vezes a vida atirar-vos-á com um tijolo à cabeça. Não percam a fé.
Estou convencido de que a única coisa que me motivou foi amar o que fazia. Têm que encontrar aquilo que amam. E isso é tão verdade para o trabalho como para os amores.
O trabalho vai preencher uma grande parte da vossa vida, e a única maneira de ficarem realmente satisfeitos é fazer o que acreditarem ser um excelente trabalho. E a única maneira de fazerem um excelente trabalho é amar aquilo que fazem. Se ainda não encontraram, continuem a procurar. Não se acomodem. Como em todos os assuntos do coração, saberão quando o encontrarem. E, como qualquer grande relacionamento, só melhora e melhora à medida que os anos passam. Portanto continuem a procurar até encontrá-lo. Não se acomodem.











Sem comentários:

Enviar um comentário