terça-feira, 13 de setembro de 2011

O último discurso de Alberto João Jardim


Do discurso de Alberto João, ontem à noite, num comício no Curral das Freiras:

"Se aqueles senhores no Continente resolverem adiar e não fazer a Revisão Constitucional, os deputados do PSD da Madeira vão convocá-la na mesma em sede da Assembleia da República, mesmo que ela seja chumbada, para depois, a seguir, podermos recorrer às instâncias internacionais.

Se a Madeira tivesse mais poderes legislativos, por exemplo em matéria de impostos, não estava sujeita ao que tem andado sujeita nem,
[em matéria de ordenamento do território], andavam a pôr acções nos tribunais contra aquelas pessoas que querem desenvolver a economia.
(...)
A política exige visão. Fiz a dívida na altura em que havia dinheiro para obra na União Europeia, em Portugal e nos bancos. Se calhar queriam que o dinheiro da Madeira, do suor do povo madeirense continuasse a ir para o Continente, como o foi durante quinhentos e cinquenta anos e nós a vivermos cá, na miséria. Por isso eles, em Lisboa me odeiam e atacam. Porque deixámos de ser uma colónia deles, porque olhamo-los olhos nos olhos e discutimos com eles olhos nos olhos.


Sobre o governo Sócrates disse:
"Cortou-nos centenas de milhões de euros, foram menos centenas de milhões de euros que vieram para empregos, para obras novas, para investimentos. Eles queriam que o povo madeirense fizesse sacrifícios, para ajudar a pagar a situação deles lá no Continente. Mas não queriam pagar também a nossa dívida, que foi causada pelas pulhices que os socialistas fizeram (...) Os madeirenses fazem sacrifícios, mas também vão ver resolvida a sua situação financeira. É para resolver os problemas de Lisboa, dos Açores e da Madeira. E daqui não saio.


Vamos a factos. Vejamos a Síntese da Execução Orçamental de Julho de 2011, a última em que são discriminadas na Administração Regional, pág. 45, as execuções das regiões autónomas dos Açores e da Madeira:


€ Milhões
Região Autónoma da Madeira
________________________________________________
Impostos directos
••dos quais:
•••Imposto sobre Rendimento Pessoas Singulares (IRS)
•••Imposto sobre Rendimento Pessoas Colectivas (IRC)
Impostos indirectos
••dos quais:
•••Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA)
Contribuições para a Segurança Social, CGA e ADSE

Transferências correntes
••Administração Central — Estado

Receita Efectiva

Despesa efectiva

________________________________________________
Saldo global

Ano
2010
_________
289,6

197,7
91,7
393,4

252,8
6,2

251,2
204,8

1.104,0

1.179,2

_________
-75,1

Jan-Maio
2011
_________
83,9

68,9
14,9
147,6

101,0
2,2

135,1
117,2

409,9

403,8

_________
6,1


A Madeira cobra impostos directos (IRS, IRC), impostos indirectos (IVA) e as contribuições para a Segurança Social, CGA e ADSE.

Além disso, em 2010, recebeu quase 205 milhões de euros de transferências do Continente e ainda chegou ao fim com um défice de 75 milhões de euros.

Nos primeiros cinco meses deste ano já recebeu mais de 117 milhões de euros de transferências do Continente e aparentava ter um saldo positivo.
Mas, após a inspecção trimestral de Agosto, a troika divulgou que existe uma derrapagem orçamental de 500 milhões de euros do governo da região autónoma da Madeira que os contribuintes continentais vão pagar com a sobretaxa extraordinária sobre o subsídio de Natal deste ano — 840 milhões de euros, segundo o ministro das Finanças.

Este discurso alucinatório comprova que Alberto João considera a política um permanente Carnaval onde ele desempenha o papel de histrião.
Põe-se a questão: qual será a figura dos contribuintes continentais?

Depois deste discurso, Alberto João entrou na vereda que conduz à insanidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário