quinta-feira, 7 de abril de 2011

PR requer fiscalização da suspensão do modelo de avaliação docente


O Presidente da República requereu ao Tribunal Constitucional a fiscalização preventiva da constitucionalidade das normas dos artigos 1º, 2º, 3º e 4º do Decreto nº 84/XI da Assembleia da República, que aprovou a “Suspensão do actual modelo de avaliação do desempenho de docentes e revogação do Decreto Regulamentar n.º 2/2010, de 23 de Junho”.


espaco1999 07 Abril 2011 - 19:33
Que avaliação?
Não sou professor mas conheço alguns e, do que me apercebo, o sistema que foi montado deixa muito a desejar:
1) Fico impressionado com a quantidade de papelada que os professores têm de produzir para avaliação. Nenhuma empresa privada faria uma avaliação naqueles moldes. As pessoas têm que se concentrar na avaliação em vez de se concentrarem nos alunos.
2) Fico incrédulo quando me dizem que, para obterem classificação de Muito Bom ou Excelente, têm que ser avaliados em duas aulas assistidas, que são previamente marcadas. Isto é completamente ridículo: um professor pode preparar com muito zelo aquelas duas aulas e no resto do ano ter uma actuação medíocre. Não seria melhor que houvesse mais aulas assistidas e que fossem de surpresa?
3) Os professores são avaliados por colegas da mesma escola ou agrupamento. Não seria melhor que fossem avaliados por colegas provenientes de outras escolas ou agrupamentos, por forma a evitar enviezamentos da avaliação provocados por amizades ou inimizades?
Parece-me fundamental que se discutam estas questões e que se chegue a um compromisso entre sindicatos e Governo, mas isso terá que ser com outro governo porque este começou por afrontar, e até ofender a classe dos professores, tendo perdido qualquer margem de manobra negocial desde o início deste processo.


Sem comentários:

Enviar um comentário