quarta-feira, 6 de abril de 2011

Governo dirigiu pedido de assistência financeira à Comissão Europeia



RTP 2011-04-06 20:57:41



O Governo apresentou «à Comissão Europeia um pedido de assistência financeira, por forma a garantir condições de financiamento a Portugal, ao nosso sistema financeiro e à nossa economia, em termos que tenham em conta a situação política nacional e as limitações constitucionais do Governo, como Governo de gestão», afirmou o Primeiro-Ministro em comunicação ao País.

José Sócrates afirmou que sempre encarou «um pedido de ajuda externa como uma solução de último recurso», mas que «a rejeição do PEC proposto pelo Governo, e que tinha tido o apoio e o voto de confiança das instituições europeias, foi o sinal mais errado que podíamos dar aos mercados financeiros e às instituições internacionais», pelo que «em consciência julgo que chegámos ao momento em que não tomar essa decisão acarretaria riscos que o País não deve correr».

A comunicação analisada pelo Wordle:





1 comentário:

  1. "O MEE, esperava ele, viria a comprar abundantemente dívida pública no mercado primário a taxas de juros para amigos em troca das suas promessas envelopadas em PECs."
    Gostei. O PM confiava na sua boa estrela que o levou de secretário de Estado Adjunto do ministro do Ambiente, em 1995, a primeiro-ministro em 2005. Mas há sempre um dia em que a estrela dos aldrabões empalidece...

    Passando os olhos por outros artigos do blogue (Im)pertinências — o vídeo Sócrates a perguntar ao Luís como ficava melhor a olhar p’rós pontos electrónicos, que ainda não conhecia, é uma delícia — veio mesmo a calhar a montagem sobre uma recente infografia do Negócios, cujo código HTML procurava para suportar os dados apresentados por Alexandre Soares dos Santos na sua recente entrevista.

    ResponderEliminar