sábado, 30 de abril de 2011

Fazem falta os "Alfredos da Silva"


Belmiro Azevedo inaugurou ontem um centro de eventos no Tróia Resort e, ainda que se recusasse a comentar o pedido de resgate ou as negociações com a troika, disse aos jornalistas:

"Eu não estou desiludido com a política, porque vivo num mundo diferente, num mundo de criar emprego, de ser competitivo… Nós precisamos de pessoas competentes, políticos ou não, pessoas sérias e há falta de pessoas assim, sobretudo na política.
(...) gostaria de ter pessoas competentes. Para mim, pessoas competentes não há muitas em Portugal, pode-se importar. Não vêm aí 500 cientistas para a Fundação Champalimaud? Podem vir 500 administradores…
"

E foi acrescentando: "Política já temos em excesso. Agora precisamos é de pessoas competentes. E para mim, pessoas competentes podem ser chineses, angolanos, americanos. Os políticos portugueses competentes estão escondidos.
(...)
Quem é que está na política? Temos o espectáculo da rádio, da televisão e dos jornais, só falam para os jornais. Mas pessoas de fora é que vieram pôr ordem nas contas portuguesas e isso é mau
".


PR1967 30 Abril 2011 - 16:10
E por que não criar riqueza?

Caro Belmiro,

Estou plenamente de acordo consigo. Portugal está impregnado de políticos incompetentes, corruptos e sem visão.
Só assim se explica a forma como o país está a ser (des)governado e a falta de esperança que é manifesta entre toda a gente. Sem valores, sem visão e sem rumo, o resultado é normalmente desastroso.

Agora para si, Sr. Engenheiro Belmiro, e para o grupo SONAE e outros da grande distribuição, nunca a situação esteve tão boa.
De facto, anda mais de meio país a trabalhar para a vossa opulência, não necessitando Vossas Ex.cias sequer de muitas vezes mexerem uma palha!

A forma como o país foi entregue à grande distribuição é de facto vergonhosa e revela total desprezo pelos restantes portugueses. E o resultado é este:
  • todos os dias a grande distribuição abre novas superfícies graças a lucros astronómicos que obtém à custa do sangue, suor e lágrimas dos produtores
  • por cada superfície aberta fecham dezenas de lojas e morrem ou definham pequenas iniciativas comerciais (até parece que o sol quando nasce já não é para todos!)
  • fecham todos os dias fábricas pela ganância da grande distribuição, que por vezes faz pior que extorquir dinheiro (qual mafia!)
  • as pessoas que emprega são na grande maioria pagas por cascas de alho e na sua grande maioria são contratadas a termo (a tendência é ainda piorar a situação)
  • os centros das cidades e vilas são autênticos ninhos de ratos com casa fechadas, ruas vazias, relações distantes e muita miséria
  • os produtores que vendem à grande distribuição são pagos, pelo menos, a 90 dias mas o consumidor paga a Pronto Pagamento. Além disso, têm que pagar um valor à entrada para ter esperança de vos venderem os produtos (onde já se viu isto!)
  • as margens de lucro que cobram são vergonhosas e só contribuem para o vosso fausto (comprar fruta a € 0,30 e vendê-la a € 2,00 é só um exemplo da Vossa falta de ética)
  • os planos directores municipais foram sistematicamente alterados para vosso gáudio
  • etc
Agora o que eu gostava era de vê-lo apostar na indústria, na agricultura, nas pescas. Quero dizer, criar riqueza para o país em vez de ser um merceeiro gigante e secar tudo em redor que nem um eucalipto!

Depois ainda se queixa porque não lhe "deram" a PT. Deixe lá, o país já é quase seu!
Só não percebo é como, com tanto investimento seu, estamos com tanto desemprego. Já reparou nisso BA?


Algell 30 Abril 2011 - 20:47
Há "comentadores" muito ignorantes
1. Como as indústrias não vendem directamente ao público, são necessários comerciantes.
2. Como os agricultores não têm centros de frio, meios de transporte e locais para vender os seus produtos, são necessários comerciantes.
3. Como as fábricas de automóveis não vendem directamente ao público, são necessários comerciantes (concessionários).
4. Como as fábricas de papel não vendem directamente ao público, no final, há sempre qualquer tipo de comércio que nos faz chegar todos os produtos em papel ou cartão.
5. Os exemplos nunca mais acabariam, tal como os exemplos das manifestações absolutamente ignorantes.
6. Poderemos acrescentar, para aliviar um pouco a ignorância de alguns "comentadores", que a Sonae constrói centros comercias, tem o único hotel topo de gama fora de Lisboa (não é apenas um cinco estrelas), cria complexos turísticos como em Tróia e é o maior fabricante europeu de conglomerados, tendo em tempos adquirido duas fábricas na Alemanha.

Não sou um conhecedor do grupo pois, com certeza, há outras actividades desenvolvidas pela Sonae. Sou apenas alguém um pouco atento e não leio jornais desportivos nem revistas "cor de rosa". É que o tempo não dá para tudo.


PR1967 30 Abril 2011 - 22:21
Ignorância ou visão além do imediato

Caro(a) Algell,

É evidente que o mundo necessita do comércio, não pode sequer imaginar-se uma sociedade desenvolvida sem trocas comerciais, por isso é que existe moeda. Mas o(a) senhora(a) acha que alguém não conhece isso?

O que é evidente é que existem alternativas a este modelo de desenvolvimento terceiro mundista que passa pela criação de grandes superfícies de dimensões megalómanas nas cidades destruindo todo o restante comércio e, como se isso não bastasse, destruindo também a indústria e a agricultura, que são completamente esmagados pela força dos grandes distribuidores.

O que o(a) senhor(a) deve ignorar é:
  • o que significa vender para a SONAE (sugiro-lhe que experimente, pois há-de pagar direitos de entrada de dezenas de milhares de euros para colocar o primeiro produto numa prateleira e depois contribuir para festas, aniversários, promoções, ... e não de forma voluntária)
  • o que custa o aluguer de uma loja num centro comercial (informe-se e verá as condições leoninas...)
  • quantos trabalhadores fazem parte dos quadros do grupo SONAE (e já agora informe-se dos horários apelativos...)
  • que a maior parte do dinheiro ganho pelos trabalhadores das grandes superfícies é lá gasto
  • por cada nova loja criada fecham dezenas ou centenas de comércios
  • que a actividade da SONAE Indústria não tem crescido, antes pelo contrário, o Sr. Belmiro tem desinvestido (os lucros da indústria, como qualquer político diria, por vezes são negativos)
  • a aposta no imobiliário foi também o reflexo do regabofe que foram estes últimos anos em que surgiram construtores civis como a chuva cai no Inverno (tem dúvida que foi uma das actividades onde houve mais especulação?)
  • os agricultores têm centro de frio onde, por exemplo, armazenam a fruta
Dir-lhe-ei até mais: antes desta absurda sementeira de shopings já havia trocas comerciais e as cidades e vilas tinham lojas onde as pessoas podiam comprar os produtos que necessitavam. E digo-lhe ainda que nos próximos tempos vão fechar cada vez mais empresas comerciais e industriais, graças ao poder imenso das grandes superfícies (e daí vai resultar mais desemprego).

Agora, se para si o melhor do mundo é passear ao domingo à tarde num hipermercado, então tem razão faz mesmo muita falta!


Sem comentários:

Enviar um comentário