sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Portugal é 'lixo' para as três maiores agências


Em 5 de Dezembro a Standard & Poor’s advertiu 15 países da Zona Euro para a possibilidade de verem os seus ratings cortados. Chipre encontrava-se na lista dos países em 'vigilância' há alguns meses. E a Grécia nem é mencionada pois já está no nível de 'lixo' há bastante tempo.

Hoje ficámos a conhecer o veredicto.
  • Alemanha, Finlândia, Luxemburgo, Holanda e ainda Bélgica, Estónia e Irlanda mantiveram o rating: AAA para os quatro primeiros, os restantes, AA, AA- e BBB+, respectivamente.
  • França, Áustria e ainda Eslovénia, Eslováquia e Malta viram os ratings cortados em um nível: AA+ para os dois primeiros, A+, A e A- para os restantes, respectivamente.
  • Espanha, Itália, Chipre e Portugal desceram dois níveis, passando a ter os ratings A, BBB+, BB+ e BB, respectivamente, pertencendo estes dois últimos já ao escalão de 'lixo'.

Horas antes da divulgação dos ratings, Wolfgang Schäuble, ministro alemão das Finanças, veio levantar o moral das hostes na Zona Euro dizendo que não fazia sentido dar demasiada importância à decisão que a Standard & Poor’s se preparava para anunciar:
"Já tivemos intimações deste género das agências de notação financeira. (...) Nas últimas semanas concordámos que não se deve sobrevalorizar o veredicto das agências de ‘rating’. A grande incerteza entre os países do euro não é uma novidade e isso, naturalmente, tem impacto em tudo".

Depois da Moody's e da Fitch, foi a vez da Standard & Poor’s atribuir a Portugal a notação de investimento especulativo.
Embora seja óbvio que há má-fé destas grandes agências americanas de notação financeira contra os países da Zona Euro, temos de reconhecer que do AAA da Finlândia ao BB de Portugal vai uma profundidade abissal.
Após 37 anos de democracia, 10 anos de governos Cavaco Silva, 12 anos quase ininterruptos de governos socialistas e apesar dos 55 mil milhões de euros recebidos da União Europeia a fundo perdido, o país do futebol, das telenovelas e das Novas Oportunidades, do chico-espertismo e da sabujice caiu no 'lixo'.


Sem comentários:

Enviar um comentário