quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Resgate dos 33 mineiros chilenos - em directo


Fotografia:David Mercado/Reuters

A cápsula da esperança
A cápsula que irá transportar os mineiros chilenos é colocada em posição para os primeiros testes de descida na mina de San José, onde 33 mineiros ficaram presos a 700 metros de profundidade.



A noite do resgate
Uma vista do local onde decorrem as operações de salvamento na mina de San José, perto da localidade de Copiapo, onde 33 mineiros ficaram presos durante 69 dias a 700 metros de profundidade.

O resgate em directo:




"Tínhamos a convicção que eles estavam vivos e que os íamos salvar. Dissemos que os íamos procurar e encontrámo-los. Agora dizemos que os vamos socorrer sãos e salvos e é o que vamos fazer."

"Um país que quer ser desenvolvido tem de respeitar os seus trabalhadores."
"Nem os mineiros serão os mesmos, nem o Chile vai ser o mesmo."

"As grandes companhias são muito boas em termos de segurança, mas as pequenas como esta não têm grande cuidado com os trabalhadores. E esta mina nunca deveria ter actuado e trabalhado nas condições em que estava, porque não tinha condições de segurança para proteger as vidas e a integridade dos trabalhadores."
Fotografia:Alex Ibanez-Chilean Presidency/Reuters

"Missão cumprida"
O último mineiro que foi resgatado depois de 70 dias soterrado, Luis Urzua, acaba de sair da mina, uma operação que foi acompanhada de perto pelo Presidente chileno Sebastian Piñera.

Fotografia: Mariana Bazo/ReutersOrgulho chileno

Orgulho chileno
O resgate dos 33 mineiros que estavam presos a cerca de 700 metros de profundidade na mina de San José foi mais que um sucesso técnico. Para os chilenos, foi um orgulho que toda a operação tenha corrido na perfeição, mas também que a partir de hoje haja 33 novos heróis naquele país. Em todo o Chile, cantou-se o hino, finda a operação que terminou com mais de dois meses de escuridão.


Actualização 18 de Outubro de 2010




Sem comentários:

Enviar um comentário