quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O negócio das Novas Oportunidades


Todas as turmas B1, B2 e B3 do Curso Novas Oportunidades (equivalentes ao 1º, 2º e 3º ciclos do ensino regular) têm as seguintes disciplinas:
Linguagem e Comunicação (língua portuguesa), Inglês, Cidadania e Empregabilidade (estudos sociais), Matemática para a Vida (muito básica), Tecnologia da Informação e Comunicação (Microsoft Office muito básico).
Não há testes, são raros os professores que exigem a elaboração de trabalhos e ainda mais raros os formandos que os fazem.

Não recebem a mínima formação em Física, Química, Biologia, Mecânica, Electricidade, Electrónica, … Apesar de ficarem com uma formação reduzidíssima, sem terem obtido conhecimentos ou adquirido competências para fazer seja o que for, é conferido aos formandos um certificado equivalente ao 9º ano.

No curso equivalente aos 10º, 11º e 12º anos é necessário que seja entregue um trabalho, mas já foi divulgado na imprensa que se copiam trabalhos na Internet, algo que os docentes deste curso fingem que não sabem.

Ora é num curso com estas características que a Agência Nacional para a Qualificação, I.P. investiu, em 2008, a “módica” quantia de 1,6 milhões de euros na produção e distribuição de “nova imagem” e uns "trocos" no 2º encontro:

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2008-10-31

2008-11-24
2008-11-24
2008-11-24
2008-11-24
2008-11-24
2008-11-26
2008-11-27
2008-11-27
2008-11-27
2008-11-27
2008-11-28
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2008-11-28
2008-12-05
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Promoção NO - concepção de folheto tríptico, protótipo de 4
cartazes, 4 mupis e 4 outdoors
Promoção NO - colocação 576 outdoors por todo o país
Promoção NO - colocação 184 outdoors por todo o país
Promoção NO - colocação 1524 mupis por todo o país
Promoção NO - colocação 2300 mupis por todo o país
Promoção NO - criação artística de fotografias
NO - divulgação das ofertas EFA: filme publicitário na RTP 1
NO - divulgação das ofertas EFA: filme publicitário na RTP 2
NO - divulgação das ofertas EFA: filme publicitário na SIC
NO - divulgação das ofertas EFA: filme publicitário na TVI
Filme publicitário (compra de espaço)
Rede centros NO - placas monoface em acrílico
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Total

2º Encontro NO - produção de pastas
2º Encontro NO - decoração do espaço
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Total

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41.590
164.495
59.925
97.984
87.304
23.430
165.112
50.833
310.564
520.823
87.685
67.500
__________
1.677.245

10.540
65.800
__________
76.340


Se o leitor ficou abismado, então saiba que em 2009, o ano da crise, foram gastos 1,7 milhões de euros na “avaliação” desses cursos e na sensibilização das entidades empregadoras para as “virtudes” dos ditos e mais uns "trocos" no 3º encontro:

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2009-04-16
2009-04-17
2009-04-30
2009-07-09

2009-07-10

2009-07-31
2009-09-11

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2009-09-14
2009-12-14
2009-12-14
2009-12-14
2009-12-29
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NO - plataforma para avaliadores externos
Desenvolvimento do “Portal Novas Oportunidades
NO - produção do Kit das profissões
Seminário de avaliação das NO - 1ºs estudos - criação
de linha gráfica para o Kit
Seminário de avaliação das NO - 1ºs estudos - aluguer
de salas, audiovisuais, catering da AIP
NO - avaliação externa pela UCP
NO - concepção campanha publicitária sensibilização
dos empresários para qualificação dos trabalhadores
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Total

3º Encontro NO – aluguer do espaço
3º Encontro NO - aluguer de catering e hospedeiras da AIP
3º Encontro NO - produção de Grafismo e Sinalética
3º Encontro NO - aquisição de pastas e blocos notas
Criação de Comunidade NO, online, no portal SAPO
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Total

__________
27.500
19.500
500.000

41.006

36.365
297.900

840.000
__________
1.762.271

79.136
67.177
26.196
15.800
30.000
__________
218.309


E se pensa que este ano os PECs vão impor uma redução da despesa, desengane-se porque nas últimas três semanas do Verão, já se “evaporaram” 1,2 milhões de euros em nova campanha publicitária:

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2010-05-11
2010-06-30
2010-08-11
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2010-08-27
2010-09-17
2010-09-22
2010-09-22
2010-09-23
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2ª corrida NO - serviços de organização
NO - avaliação externa pela UCP - 2010
NO - aluguer de espaço, catering, equipamentos da AEP
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Total

NO - concepção de campanha publicitária
NO - colocação de anúncios no DN e JN
NO - campanha publicitária RTP
NO - campanha publicitária SIC
NO - campanha publicitária TVI
_____________________________________________
Total

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74.900
298.000
24.980
__________
397.880

1.000.000
27.223
69.792
99.774
99.945
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1.296.734


Contas por alto, conseguiram dissipar em actividades de promoção mais de 5,4 milhões de euros!

No entanto, esta quantia é uma gota de água se for comparada com as despesas acarretadas pelos salários dos professores dos cursos Novas Oportunidades. E sabe quantos formandos aparecem, em média, nas aulas desses cursos?
15? Não.
10? Não.
Ponha 5, caro leitor, e pode crer que já está a pôr demais. Mas isso é top secret...

E por que motivo existe tal absentismo? Porque as pessoas que estão a receber o RSI são obrigadas pela Segurança Social a inscreverem-se no Novas Oportunidades. Sobretudo no B1 e B2 a maioria dos formandos tem esta origem e, por isso, muitos estão desmotivados para aprenderem o pouquíssimo que é ensinado e recorrem a todas as justificações para faltarem.


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