Todas as turmas B1, B2 e B3 do Curso Novas Oportunidades (equivalentes ao 1º, 2º e 3º ciclos do ensino regular) têm as seguintes disciplinas:
Linguagem e Comunicação (língua portuguesa), Inglês, Cidadania e Empregabilidade (estudos sociais), Matemática para a Vida (muito básica), Tecnologia da Informação e Comunicação (Microsoft Office muito básico).
Não há testes, são raros os professores que exigem a elaboração de trabalhos e ainda mais raros os formandos que os fazem.
Não recebem a mínima formação em Física, Química, Biologia, Mecânica, Electricidade, Electrónica, … Apesar de ficarem com uma formação reduzidíssima, sem terem obtido conhecimentos ou adquirido competências para fazer seja o que for, é conferido aos formandos um certificado equivalente ao 9º ano.
No curso equivalente aos 10º, 11º e 12º anos é necessário que seja entregue um trabalho, mas já foi divulgado na imprensa que se copiam trabalhos na Internet, algo que os docentes deste curso fingem que não sabem.
Ora é num curso com estas características que a Agência Nacional para a Qualificação, I.P. investiu, em 2008, a “módica” quantia de 1,6 milhões de euros na produção e distribuição de “nova imagem” e uns "trocos" no 2º encontro:
___________ 2008-10-31 2008-11-24 2008-11-24 2008-11-24 2008-11-24 2008-11-24 2008-11-26 2008-11-27 2008-11-27 2008-11-27 2008-11-27 2008-11-28 ___________ 2008-11-28 2008-12-05 ___________ | ______________________________________________ Promoção NO - concepção de folheto tríptico, protótipo de 4 cartazes, 4 mupis e 4 outdoors Promoção NO - colocação 576 outdoors por todo o país Promoção NO - colocação 184 outdoors por todo o país Promoção NO - colocação 1524 mupis por todo o país Promoção NO - colocação 2300 mupis por todo o país Promoção NO - criação artística de fotografias NO - divulgação das ofertas EFA: filme publicitário na RTP 1 NO - divulgação das ofertas EFA: filme publicitário na RTP 2 NO - divulgação das ofertas EFA: filme publicitário na SIC NO - divulgação das ofertas EFA: filme publicitário na TVI Filme publicitário (compra de espaço) Rede centros NO - placas monoface em acrílico ______________________________________________ Total 2º Encontro NO - produção de pastas 2º Encontro NO - decoração do espaço ______________________________________________ Total | € __________ 41.590 164.495 59.925 97.984 87.304 23.430 165.112 50.833 310.564 520.823 87.685 67.500 __________ 1.677.245 10.540 65.800 __________ 76.340 |
Se o leitor ficou abismado, então saiba que em 2009, o ano da crise, foram gastos 1,7 milhões de euros na “avaliação” desses cursos e na sensibilização das entidades empregadoras para as “virtudes” dos ditos e mais uns "trocos" no 3º encontro:
___________ 2009-04-16 2009-04-17 2009-04-30 2009-07-09 2009-07-10 2009-07-31 2009-09-11 ___________ 2009-09-14 2009-12-14 2009-12-14 2009-12-14 2009-12-29 ___________ | _____________________________________________ NO - plataforma para avaliadores externos Desenvolvimento do “Portal Novas Oportunidades” NO - produção do Kit das profissões Seminário de avaliação das NO - 1ºs estudos - criação de linha gráfica para o Kit Seminário de avaliação das NO - 1ºs estudos - aluguer de salas, audiovisuais, catering da AIP NO - avaliação externa pela UCP NO - concepção campanha publicitária sensibilização dos empresários para qualificação dos trabalhadores _____________________________________________ Total 3º Encontro NO – aluguer do espaço 3º Encontro NO - aluguer de catering e hospedeiras da AIP 3º Encontro NO - produção de Grafismo e Sinalética 3º Encontro NO - aquisição de pastas e blocos notas Criação de Comunidade NO, online, no portal SAPO _____________________________________________ Total | € __________ 27.500 19.500 500.000 41.006 36.365 297.900 840.000 __________ 1.762.271 79.136 67.177 26.196 15.800 30.000 __________ 218.309 |
E se pensa que este ano os PECs vão impor uma redução da despesa, desengane-se porque nas últimas três semanas do Verão, já se “evaporaram” 1,2 milhões de euros em nova campanha publicitária:
___________ 2010-05-11 2010-06-30 2010-08-11 ___________ 2010-08-27 2010-09-17 2010-09-22 2010-09-22 2010-09-23 ___________ | _____________________________________________ 2ª corrida NO - serviços de organização NO - avaliação externa pela UCP - 2010 NO - aluguer de espaço, catering, equipamentos da AEP _____________________________________________ Total NO - concepção de campanha publicitária NO - colocação de anúncios no DN e JN NO - campanha publicitária RTP NO - campanha publicitária SIC NO - campanha publicitária TVI _____________________________________________ Total | € __________ 74.900 298.000 24.980 __________ 397.880 1.000.000 27.223 69.792 99.774 99.945 __________ 1.296.734 |
Contas por alto, conseguiram dissipar em actividades de promoção mais de 5,4 milhões de euros!
No entanto, esta quantia é uma gota de água se for comparada com as despesas acarretadas pelos salários dos professores dos cursos Novas Oportunidades. E sabe quantos formandos aparecem, em média, nas aulas desses cursos?
15? Não.
10? Não.
Ponha 5, caro leitor, e pode crer que já está a pôr demais. Mas isso é top secret...
E por que motivo existe tal absentismo? Porque as pessoas que estão a receber o RSI são obrigadas pela Segurança Social a inscreverem-se no Novas Oportunidades. Sobretudo no B1 e B2 a maioria dos formandos tem esta origem e, por isso, muitos estão desmotivados para aprenderem o pouquíssimo que é ensinado e recorrem a todas as justificações para faltarem.
Sem comentários:
Enviar um comentário