quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A PIDE electrónica


A direcção da escola onde trabalho criou uma conta de correio electrónico para cada um dos professores, numa plataforma cedida pelo Google, e passou a enviar toda a documentação para esse endereço. Acolhemos a ideia com agrado porque nos permitia contactar todos os colegas, mesmo aqueles cujo endereço electrónico desconhecíamos.
Só a usava para troca de documentos de trabalho mas o texto dos e-mails, por vezes, continha observações menos ortodoxas sobre os assuntos tratados.

Recentemente recebi uma mensagem do Google, longa, em inglês, com vários links, um dos quais me enviou para uma página onde me avisavam que o administrador do sistema podia ler os e-mails. Com excepção dos docentes de inglês, poucos professores do ensino básico e secundário terão conhecimentos suficientes da língua inglesa para entenderem aquela mensagem.
Logo de seguida apareceu uma mensagem do administrador, que pertence ao grupo de compadrio da direcção (socialista), anunciando-nos que agora podíamos aceder a esta conta de correio electrónico como se de um vulgar gmail se tratasse, sem ser preciso entrar no site da escola, e que todas as mudanças tinham sido no sentido de passarmos a aceder a várias aplicações do Google. Nenhuma referência à possibilidade de poderem ler os e-mails.

Obviamente que o objectivo é levar os docentes a usarem habitualmente esta conta de correio electrónico para conhecerem o seu pensamento e contactos, a fim de prejudicarem a carreira, e eventualmente eliminarem, todos os que se rebelarem contra a formatação socialista.
Não tenhamos qualquer dúvida que estamos perante uma PIDE electrónica.


Sem comentários:

Enviar um comentário