quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O último fundo de pensões


Durante o discurso de encerramento do debate do Orçamento do Estado no Parlamento, o ministro das Finanças anunciou que o Governo chegou a acordo com todas as instituições de crédito abrangidas pelos instrumentos de regulamentação colectiva do sector bancário sobre a transferência do fundo de pensões da banca para a Segurança Social.
São 6 mil milhões de euros que permitem a Vítor Gaspar matar dois coelhos duma cajadada: consegue atingir o défice orçamental 5,9% em 2011 e paga dívidas do Estado à banca.

Segundo o ministro, a transferência é "actuarialmente equilibrada, protegendo os interesses dos contribuintes. A operação, de carácter extraordinário, tem alguns benefícios substanciais que vão para além do cumprimento do objectivo do défice orçamental. Permite mobilizar montantes consideráveis de activos, num momento de grande dificuldade de acesso ao financiamento.
De forma mais genérica, este encaixe vai permitir o pagamento de dívidas de administrações públicas, contribuindo assim para o processo de diminuição do rácio de transformação dos bancos portugueses e o financiamento da economia.
"


Em 2010, houve a receita extraordinária trazida pelo fundo de pensões da PT. Este ano o défice foi salvo pelo fundo da banca.
Agora acabaram-se os fundos de pensões.


Sem comentários:

Enviar um comentário