segunda-feira, 19 de maio de 2014

Começou a época de exames de 2014


Actualização em 12 de Junho
Resultados provisórios aqui. Os alunos que não obtenham aprovação final numa ou em ambas as disciplinas podem ter um acompanhamento extraordinário até 4 de Julho e repetir as provas em 9 e 14 de Julho para Português e Matemática, respectivamente.

*

Cerca de 220 mil alunos dos 4º e 6º anos do ensino básico apresentaram-se hoje nas escolas para fazerem as provas de Português, com a alegria que transparece neste vídeo:


19 Mai, 2014, 13:26


A prova nacional de Português do 4º ano decorreu da parte da manhã, em dois momentos distintos.
No primeiro caderno, os alunos tinham de ler dois textos, um informativo sobre a sobrevivência das espécies e as técnicas de dispersão das sementes, da revista Quero Saber, com perguntas de interpretação, e outro narrativo retirado do conto “Uma semente de Girassol”, de Teresa Saavedra, também com perguntas de interpretação e apenas sete questões de gramática, muito fáceis, algumas de escolha múltipla.
No segundo caderno do exame, inteiramente reservado a uma composição, os miúdos deviam dar seguimento ao conto descrevendo o pássaro e o girassol e imaginando um diálogo entre ambos depois da transformação da floresta.

O leitor interessado em conhecer as perguntas e respectivas respostas, encontra aqui os dois cadernos da prova Português 41, com as respostas nos critérios de classificação.

A prova nacional de Português do 6º ano – Português 61 –, que decorreu da parte da tarde e num único momento, teve uma estrutura semelhante e ainda menos perguntas de gramática, apenas seis, muito fáceis, com duas de escolha múltipla. O texto informativo foi adaptado de uma tradução de "O Cavalo – Uma homenagem" de Moira C. Harris e foi escolhido para texto narrativo “O Cavalo da Noite” de Urbano Tavares Rodrigues, com supressões.
Na composição, os miúdos tinham de imaginar que pertenciam ao clube «Amigos dos Animais» e eram convidados a escrever um texto de opinião sobre a importância de os animais selvagens viverem em liberdade.

*

O exame de Português conta apenas 30% para a nota final da disciplina. Os alunos que reprovarem vão ter aulas de recuperação e repetir as provas na 2ª fase que vai decorrer nos dias 9 e 14 de Julho. É por isso que as provas da 1ª fase acontecem durante o período de aulas.

Alguns agrupamentos interromperam as actividades lectivas para garantir espaços, silêncio e a disponibilidade de professores vigilantes, sendo os respectivos directores obrigados pelo MEC a pedirem autorização às associações de pais.

Os representantes dos directores consideraram inevitável esta interrupção, mas esqueceram-se de acrescentar que os agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas podem, durante um ou dois dias, substituir as actividades lectivas por outras actividades escolares de carácter formativo envolvendo os seus alunos — ponto 2.4 do Despacho 8248/2013 que divulgou o calendário escolar há quase um ano.
Teria sido uma medida de boa gestão os directores terem programado essas actividades — visitas de estudo, passeios, marchas pela paz, ... — para os alunos dos 5º, 7º, 8º e 9º anos nos dias das provas nacionais dos alunos dos 4º e 6º anos, porque envolvem apenas alguns docentes, em vez de as realizarem noutros dias, eliminando aulas como sempre acontece.
No entanto, parece que se esquecem que estão a receber suplementos remuneratórios para fazerem uma gestão eficiente e procuram esconder os erros criando polémicas e complicando a vida às famílias dos alunos.


Sem comentários:

Enviar um comentário