quinta-feira, 15 de maio de 2014

A explosão na mina de carvão de Soma


Bulent Kilic/AFP


Um mineiro ferido é transportado para uma ambulância depois de ser resgatado da mina de carvão de Soma, Turquia, na noite de 13 de Maio de 2014.
Emre Tazegul/REUTERS


Bulent Kilic/AFP


REUTERS


May 15
Relato de um mineiro que perdeu a consciência 4 horas após a explosão, mas sobreviveu. A empresa Soma Holding, proprietária da mina, disse que 485 mineiros tinham sido resgatados vivos, dos quais 122 foram hospitalizados.


Às 15h de terça-feira, dia 13 de Maio, ocorreu uma explosão numa sub-estação eléctrica, seguida de incêndio, numa mina de carvão de Soma, na província de Manisa da Turquia. O fogo provocou um corte de energia eléctrica, desligando os sistemas de ventilação e os elevadores. Centenas de mineiros ficaram aprisionados a 4km da entrada da mina e a 2km de profundidade. Era a hora da mudança de turno e não se sabia quantos lá tinham ficado.

Muitas horas depois as equipas de socorro ajudavam a sair os mineiros da secção superior da mina, conforme gravado às 22h pelas câmaras de segurança neste vídeo.
Mas pelas 5h da manhã já haviam retirado 201 corpos. Tinham sido envenenados pelo monóxido de carbono. Calculava-se que mais de uma centena de trabalhadores ainda se encontravam no fundo da mina. Numa tentativa para manter vivos os mineiros presos, as brigadas de emergência bombearam oxigénio na mina durante uma operação de resgate que durou toda a noite.
O último trabalhador a sair vivo do poço de Soma, foi resgatado nessa madrugada.



May 14


Doğan Haber Ajansı


Doğan Haber Ajansı



Funeral de um mineiro falecido no desastre da mina de carvão, no cemitério de Soma, Turquia, em 14 de Maio.
Yasin Akgul/REUTERS


Ontem havia gente em vigília à entrada do hospital, a aguardar notícias dos mineiros internados, havia dezenas de pessoas a agoniar à entrada da mina esperando pelos seus desaparecidos, havia 201 famílias a chorar os seus mortos, havia escavadoras a abrir centenas de sepulturas no cemitério de Soma.

Que palavras escolheu ontem o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan para ajudar a sarar a dor das famílias dos mineiros mortos, para mitigar a angústia dos que ainda têm os seus familiares encurralados nas profundezas da mina e desesperam pela sua vida, para apoiar uma nação que enfrenta o seu pior desastre industrial? As fatalidades em acidentes em minas britânicas no séc. XIX:
"Estive a estudar a história dos acidentes. Houve 204 mortos num colapso de uma mina em 1838, e em 1866 outros 361 mineiros morreram na Grã-Bretanha. Numa explosão em 1894 foram 290 vítimas."

Hoje tem 282 mortos em Soma. Tem uma greve geral, uma população revoltada pela falta de segurança no trabalho, sobretudo na indústria mineira, e manifestações não só nas ruas de Soma e da vizinha Esmirna, mas também nas de Ancara e de Istambul.

Num protesto sentado frente às linhas de polícias, os milhares de manifestantes de Istambul, erguiam cartazes que diziam: "Não é por acaso, não é o destino, é um assassínio".



Yusuf Yerkel, conselheiro do primeiro-ministro Erdogan, pontapeia um manifestante manietado e caído no chão, em Soma. Vídeo aqui.
Mehmet Emin/REUTERS

15 Mai, 2014, 21:00
No momento do incêndio estavam na mina 787 mineiros. Não havendo esperança de encontrar mais sobreviventes, deverá haver 302 mortos.


May 15
As maiores manifestações de desagrado decorreram nos arredores da cidade de Soma.



BBC


Sem comentários:

Enviar um comentário