terça-feira, 27 de maio de 2014

António Costa avança para a liderança do PS — I


Os resultados das eleições europeias já fizeram a primeira vítima: António José Seguro.

Depois do crescimento espantoso do Partido da Terra à custa dos votos perdidos pela coligação que suporta o Governo e da magra vitória do PS, as hostes socialistas começaram a agitar-se. E, como era de esperar, António Costa avançou para a liderança do PS.

Em declarações aos jornalistas no final de uma cerimónia na Ribeira das Naus, em Lisboa, o actual presidente da câmara de Lisboa declarou:


27 Mai, 2014, 13:53


"Sinto que é meu dever corresponder aquilo que eu lancei e que eu sinto ser aquilo que os socialistas e de muitos cidadãos que não sendo socialistas acham que eu posso e tenho o dever de dar o contributo ao país.
(...)
Estou disponível para tudo e falarei amanhã com o secretário-geral. Estou disponível, não quero que haja qualquer tabu, qualquer equívoco, eu estou disponível para assumir as minhas responsabilidades".

Para atingir a liderança António Costa vai confrontar-se com alguns obstáculos estatutários só superáveis com muitos apoios no terreno socialista — precisa de um congresso, mas para o congresso reunir de forma extraordinária a Comissão Nacional, ou António José Seguro, ou a maioria das Federações, que representem também a maioria dos membros inscritos no PS, tem de convocá-lo.
Nada que não seja possível, ao cheiro do poder e do dinheiro tanto socratistas como soaristas estão a perfilarem-se atrás de Costa.

Claro que depois vai ser preciso convencer os eleitores e nem todos são cegos:

OldVic
15:45
Caros barões e baronesas do PS, cuidado com os excessos de velocidade, não se atropelem uns aos outros. Tenham um pouco de dó de Seguro, esperem pelo menos uns dias antes de o deitar fora. As próximas eleições são daqui a um ano, ainda há tempo.


*

Tendo Marinho e Pinto declarado apoio ao candidato social-democrata alemão Martin Schulz numa segunda volta na eleição do presidente da Comissão Europeia, começa a desenhar-se no horizonte um governo PS-MPT.
Agora ficamos à espera da reacção de Passos Coelho e do PSD para travar a devastação que Marinho e Pinto se prepara para fazer dentro da coutada social-democrata. O ex-bastonário da Ordem dos Advogados já está a apontar os canhões na direcção do Governo e do Presidente da República:

Sem comentários:

Enviar um comentário