terça-feira, 28 de setembro de 2010

A PT segundo Mr. Pontes


Mr. Pontes é um comentador do JN conhecido pelas suas análises financeiras às empresas do PSI20. Aqui fica o seu último alerta sobre a Oi/PT:


Mr Pontes 27 Setembro 2010 - 12:44
PT: Análise à incorporação da Vivo na Telefónica, efectuada pela Anatel, é demolidoramente negativa para Oi/PT

Tenho dois motivos para escrever actualmente mais sobre a PT: (1) Tenho acesso diariamente a muita informação do mercado brasileiro; (2) Verifico que pelo menos metade dessa informação, no que à Oi/PT diz respeito, não chega a Portugal. Daí que escreva actualmente mais sobre PT do que sobre outras cotadas.

Pois, neste fim-de-semana, o que mais se realça, e que mais uma vez não chegou a Portugal, é uma análise com consequências demolidoras para a Oi/PT, na análise que é efectuada à concentração da Vivo na Telefónica. Resumidamente a Anatel diz o seguinte:

Demolidora para a concorrência:
1- a Anatel diz que a concentração da Vivo na Telefónica deixará o grupo Telefónica/Vivo com condições privilegiadas face aos concorrentes;
2- a Anatel acrescenta, na redacção do conselheiro Jarbas Valente, que a Vivo/Telefónica terá uma GRANDE vantagem competitiva face aos concorrentes, sobretudo no Estado de São Paulo, o mais rico do Brasil.

E agora a análise demolidora para a Oi/PT:
3- a Anatel diz, para surpresa geral em Portugal face ao que se tem dito, estimar que, actualmente, a Telefónica já é detentora da maior quota de mercado na comunicação de dados na rede fixa no Brasil, com 58,7% de quota, seguida da Embratel com 31,7%; ou seja, as duas juntas totalizam 90,4% de quota de mercado, pelo que se conclui que a Oi não atinge os 10% de quota de mercado na comunicação de dados através da rede fixa no Brasil. Ora isto é novidade absoluta em Portugal, e é arrasador para a Oi, pois a comunicação de dados é dos principais suportes da rede fixa em qualquer país.
4- a Vivo lidera as comunicações de dados móveis no Brasil com 33,2%, ou seja, um terço do mercado, e a Oi tem cerca de 11,6%, um terço da líder Vivo;

Assim, esta análise oficial do mercado brasileiro é demolidora para Oi/PT que se revela demasiado ultrapassada na área de comunicação de dados pela rede fixa e móvel, área que é vital para a PT.
Impacto muito negativo para PT, que pagou um preço substancialmente acima do mercado por uma empresa que, notícia a notícia, se tem verificado não ser competitiva face aos concorrentes e que está a ser esmagada em áreas vitais pela líder Vivo.


Sem comentários:

Enviar um comentário