terça-feira, 28 de setembro de 2010

Como arranjar uns trocos para não aumentar o IVA


Mais um artigo de H. Garrido, Quem serve o país e quem se serve dele, a suscitar excelentes comentários:


carlos.gaspar 27 Setembro2010
CG - Relembro que dois terços (66%) das empresas em Portugal não pagou IRC

Estatisticamente quanto maior a empresa menos impostos paga. Vejam os bancos... Será que aqui em Portugal não arranjávamos um imposto especial para o sector bancário e sucedâneos, como os franceses?
E quanto é que os cofres do estado encaixaram com a famosa medida do Sócrates em cobrar os bónus atribuídos pelos bancos ao seus colaboradores?...:X Em Inglaterra o encaixe financeiro da medida imposta aos bancos de pagar 50% de imposto sobre os bónus rendeu aos cofres do estado 3,5 mil milhões de libras... Dava para pagar muito submarino.
Era assim tão difícil arranjar uns trocos para evitar aumentar o IVA?
A PT faz um negocio multimilionário com a venda da VIVO de 7,5 mil milhões de euros e não paga um cêntimo de imposto pois cria uma subsidiária na Holanda... Se a PT pagasse pelo menos 10% de imposto sobre as mais valias decorrentes do negocio, já me daria por contente... Os portugueses são taxados a taxas maiores...
O país adormeceu ao som de fazedores de opinião e políticos que para resolver o problema fingem esquecer onde está o dinheiro que pode ser facilmente cobrado.


CG - Taxação dos bancos
"La taxe bancaire, qui s'appliquera à partir de l'année prochaine, rapportera 504 millions d'euros à l'Etat en 2011", a déclaré Christine Lagarde dans une interview accordée au journal Les Echos. "Ce chiffre passerait à 555 millions d'euros en 2012, puis à 810 millions en 2013", a précisé la ministre de l'Economie. "Cette taxe, assise sur les actifs risqués, frappera les banques françaises au titre de leur activité internationale, mais aussi les banques étrangères au titre de leur activité française", a-t-elle indiqué.
"Le principe est clair: plus une banque prendra de risques, plus elle sera taxée", détaille la ministre. Elle annonce par ailleurs un relèvement de la participation des établissements financiers au fonds de garantie des dépôts à hauteur de 90 millions d'euros supplémentaires en 2011, 2012, puis 2013.
Embora uma medida claramente insuficiente... uma boa medida.


CG - Reino Unido aumenta o IVA e taxa os bancos para reduzir o défice


Sem comentários:

Enviar um comentário