terça-feira, 21 de setembro de 2010

Juros da dívida portuguesa a 10 anos atingem novo recorde


Noticia o JN que a taxa de juro das obrigações do tesouro portuguesas a 10 anos atingiu os 6,421%, o que corresponde a um novo recorde desde 1997, de acordo com a Bloomberg.
Este nível de juros corresponde a um spread de 398 pontos base face à bund alemã a 10 anos, tendo superado mesmo os 400 pontos base o que também representa o valor mais elevado de sempre.
Este spread é um dos melhores indicadores de risco da dívida portuguesa, já que mede o juro adicional que os investidores exigem para comprar obrigações portuguesas, em detrimento das alemãs. Os juros das obrigações alemãs a 10 anos estão a subir pouco mais de um ponto base para 2,44%.

Esta evolução está a ser observada na generalidade dos prazos. Nas obrigações com maturidades a cinco anos a taxa sobe para 5,165% e na maturidade a dois anos sobe para 3,950%.

O Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP) tem agendada uma dupla emissão de dívida de longo prazo para quarta-feira. Vai tentar vender entre 750 e 1.000 milhões de euros no total dos dois prazos e o montante mínimo em cada uma é de 300 milhões de euros.

Em Portugal muitas são as vozes críticas em relação à execução orçamental, com a oposição a lembrar ao Executivo que é preciso cortar na despesa pública para que se consiga reduzir o défice orçamental até 7,3%, conforme acordado com Bruxelas.


Sem comentários:

Enviar um comentário