quinta-feira, 17 de julho de 2014

Concurso de acesso ao Ensino Superior Público 2014


A candidatura ao ensino superior público é feita anualmente através de um concurso nacional organizado pela Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES).
O concurso nacional realiza-se no final do ano lectivo e organiza-se em três fases, nos termos do calendário anualmente aprovado.

Hoje vai iniciar-se o Concurso de acesso ao Ensino Superior Público 2014 onde podes encontrar toda a informação relevante. Destacamos:

Candidatura online
A DGES disponibilizou uma página Candidatura ao Ensino Superior 2014 para acelerar o acesso aos serviços mais procurados, com as seguintes funcionalidades:


De AFuncionalidade
Fevereiro Final da candidaturaPedir atribuição de senha
Maio Final da candidaturaConsulta das provas de ingresso realizadas em anos anteriores que podem ser utilizadas na candidatura de 2014
17 Julho 8 AgostoCandidatura ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2014 - 1ª fase
8 Setembro 19 SetembroCandidatura ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2014 - 2ª fase
2 Outubro 6 OutubroCandidatura ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2014 - 3ª fase


Para aceder às funcionalidades da candidatura on-line precisas fazer o Pedido de senha para a candidatura online 2014 e entregar a confirmação na tua escola ou no GAES da tua área de residência.

O Guia da Candidatura 2014 permite consultar os pares instituição/curso organizados por diversos critérios. Por exemplo,
  • por instituição e curso, podes ver o número de vagas. Clicando no curso, acedes às condições exigidas, estatísticas (médias dos colocados, nota do último colocado, ... , em 2011, 2012 ou 2013, na 1ª fase ou na 2ª fase) e empregabilidade desse curso.
    A empregabilidade está na informação estatística disponibilizada pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência no Portal Infocursos, uma plataforma online que permite aos candidatos ao ensino superior escolherem melhor a formação superior, como explicámos aqui.


Guias
O Guia da candidatura ao Ensino Superior Público 2014 em versão PDF é extenso mas permite perceber rapidamente, através das classificações mínimas e da fórmula de cálculo da nota de candidatura, o grau de exigência de cada instituição do ensino superior público.


Sem comentários:

Enviar um comentário