quarta-feira, 22 de junho de 2011

Início da mudança?


No domingo, o governador civil de Bragança mandou anunciar a cessação de actividades na página de Internet da instituição. Hoje foi a vez dos representantes governamentais de Beja, Braga e Lisboa apresentarem os pedidos de demissão ao ministro da Administração Interna.
Os 18 governadores civis em funções, sendo cargos de ligação do Governo com os distritos, foram nomeados pelo governo de José Sócrates.

Passos Coelho disse na tomada de posse que não iria nomear qualquer governador civil para provar o “rigor e contenção” do Governo.

Congratulamo-nos com esta decisão.
Os governos civis devem ser extintos e transformar-se na sede de associações de municípios. Os municípios já criaram associações que mantêm contactos entre si para resolver problemas comuns e essa deve ser a via, e.g. a associação da área metropolitana de Lisboa.
Os recursos materiais e humanos da Protecção Civil pertencem aos vários municípios e não a uma entidade abstracta chamada governo civil. Portanto um secretário com o pessoal do gabinete, telefones e internet é tudo o que é preciso para coordenar a protecção civil na área da associação.
Termina uma duplicação de serviços.


Ficamos agora à espera das medidas anunciadas pelo CDS — a presidência conjunta de vários concelhos e, também, de juntas de freguesia — para a completa reorganização da Administração Local, uma das propostas apresentadas por vários movimentos de cidadãos que arquivámos aqui.





Uma breve referência à nova Assembleia da República que, tendo reunido ontem pela primeira vez, só hoje conseguiu eleger o seu presidente.
E fê-lo dando ao candidato reprovado uma bofetada de luva branca e feminina: Assunção Esteves é a primeira mulher a presidir à Assembleia da República depois de receber 186 votos em votação secreta.

A presidente da Assembleia da República leu, mal, um discurso gongórico mas bem terminado: "Amanhã vamos ao trabalho!"
Agora espera-se que, ao contrário do seu antecessor, imponha rigor na contabilidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário