sábado, 28 de maio de 2011

Longa vida ao juiz Carlos Alexandre - II


O País ficou chocado com um vídeo colocado no Facebook que mostrava duas robustas adolescentes a agredirem violentamente uma outra mais franzina: dão-lhe bofetadas, arrastam-na pelo chão enquanto lhe puxam o cabelo, e pontapeiam-na por todo o corpo, inclusivamente no rosto e na cabeça. Vêem-se rapazes a presenciarem a cena e ouvem-se risos. Pelas imagens percebe-se que a agressão ocorreu nas traseiras de uma rua de Benfica, junto ao Centro Comercial Colombo.


13:38 24.05.2011

Entretanto soube-se que a vítima tem 14 anos, está inscrita no 8º ano na escola secundária Padre Alberto Neto, em Queluz e, segundo o director da escola, é pouco assídua, tendo faltado à escola no dia da agressão.
A testemunha e autor do vídeo, que indicava como profissão, na sua página do Facebook, “fucking drug dealer”, tem 18 anos e frequentou aquela escola até Outubro de 2009, tendo ali completado o 7º ano de escolaridade e depois transitado para uma escola profissional na Amadora. Anteriormente já fora acusado de roubo de telemóveis.
As agressoras, com 15 e 16 anos, estão matriculadas no 8º ano na escola secundária Pedro Alexandrino, em Odivelas, tendo excedido o limite de faltas.

Publicado no passado domingo, o vídeo foi visto e comentado por centenas de utilizadores, a maioria a aplaudir o acto do espancamento, sendo os poucos comentadores que revelam indignação alvo de ameaças de represálias por parte do autor e outros utilizadores aparentemente seus amigos.
Curiosamente uma pedopsiquiatra diz-se muita descansada depois de ler estes comentários porque "os jovens mostram ter um código de honra (...) e ao publicarem o vídeo procuram comunicar"...

Felizmente ainda existe neste País quem tem o bom senso de pensar que os autores de crimes têm de ser responsabilizados. A agressora de 16 anos e o suposto autor do vídeo, detidos ontem pela PSP, foram hoje sujeitos a um primeiro interrogatório pelo juiz Carlos Alexandre para serem decretadas as medidas de coacção a aplicar ao caso. Foram acusados do crime de ofensa à integridade física qualificada, referindo o magistrado do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa que houve "especial perversidade e censurabilidade" pelo que vão aguardar o julgamento detidos.
A outra agressora, como tem 15 anos, vai ser presente a um tribunal de menores.

Surpreendentemente PS e BE, partidos que habitualmente defendem a criminalidade urbana juvenil e, por esse motivo, estão a perder apoio do eleitorado, em plena campanha eleitoral não tugiram nem mugiram...


Sem comentários:

Enviar um comentário