domingo, 24 de junho de 2012

Intervenção de Paulo Portas — Um ano de governo


No final de um Conselho de Ministros informal para fazer o balanço de um ano de mandato do Governo, aqui se regista a intervenção de Paulo Portas:



"Para fazer uma avaliação sobre o primeiro ano de governo é relevante perguntar onde estávamos há um ano e responder onde estamos hoje. Há um ano Portugal, como os portugueses se lembram, estava a poucas semanas de uma declaração de insolvência. Tinha a sua credibilidade externa profundamente afectada. Portugal e a Grécia eram países frequentemente citados como casos semelhantes. Um ano depois, creio que é justo reconhecer que há uma clara melhoria da percepção internacional sobre Portugal. Um ano depois é reconhecido nacional e internacionalmente a diferença significativa na atitude dos portugueses: cumprir os acordos que fizemos, honrar a nossa palavra, fazer as reformas imprescindíveis, recuperar o mais cedo possível a nossa credibilidade e a nossa autonomia. Um ano depois Portugal é visto como um caso próprio e singular cuja diferença é notada pela positiva.

(...)

Dito de uma forma simples, há um ano Portugal estava muito perto de um precipício. Um ano depois, no que de nós depende, cada dia que passa estamos mais longe desse risco e estamos mais perto do dia em que recuperaremos a nossa autonomia.
Devo sublinhar que, é entendimento mais do que consensual nesta coligação, o reconhecimento do extraordinário esforço que os portugueses têm feito para que este caminho seja possível.

Queria, em segundo lugar, abordar este ano de 2012 que, como todas as previsões internacionais indicavam, é um ano de recessão, ou seja, com circunstâncias económicas difíceis que provocam consequências sociais que nos devem preocupar de forma prioritária. A boa notícia é que metade desse ano já passou. E que nós estamos, não a olhar para o ano de 2012 como um ano perdido, mas como um ano de reformas. Reformar, reformar, reformar para que, em 2013, no momento de viragem, Portugal possa aproveitar plenamente o princípio de um ciclo de crescimento.

Nessas reformas cumpre-me destacar as novas leis de trabalho e dizê-lo com uma franqueza que as pessoas, creio, percebem. Para a economia portuguesa ser competitiva é preciso que os investidores acreditem. São os investidores que fazem o crescimento e é o crescimento que gera postos de trabalho.

(...)

O nosso trabalho não é um sprint, é uma maratona. O Portugal que nós recebemos foi um Portugal, como muitas vezes disse, sob protectorado. A avaliação que de nós será feita tem basicamente a ver com uma conquista: é que o Portugal que nós temos obrigação de deixar no final do nosso mandato seja um Portugal autónomo e livre.
Recebemos o país à beira de um precipício, a obrigação que temos é de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que o país que conseguimos reformar com o apoio dos portugueses seja um país livre, autónomo e soberano.

Eu confio, a coligação está de boa saúde, os portugueses querem que Portugal consiga e Portugal, como sempre fez ao longo da sua História, vai conseguir."


Sem comentários:

Enviar um comentário