segunda-feira, 28 de junho de 2010


Lerinho
Para estúpidos e tacanhos!
Experimenta sair uns meses deste país culturalmente saturado de protagonistas sebentos. Quando regressares, vais ter nojo dos teus próprios arrotos e gases literários! Aproveita para estudar JP Sartre — como se comportou o activista, intelectual, político, comunista e ex-comunista, que renunciou ao Prémio dos Explosivos (Nobel) da Literatura! Quem te deu autoridade, ou onde foste buscar a autoridade para debitar opinião e juízos de valor sobre o Saramago, os seus antipatizantes e os indivíduos que pensam de forma diferente da tua! Fazes lembrar os homossexuais que coitadinhos exigem tolerância à sociedade — maioritariamente heterossexual — mas que nunca perdem uma oportunidade para, publicamente, se exporem e afrontarem a decência e a cidadania, com as suas exibições provocatórias.
Ao alinhares nessa onda de intelectual de esgoto, estás a prestar ao sectário já falecido um culto e uma honra que não merece pela sua postura intolerante, ofensiva e insultuosa da crença e espiritualidade alheia. Sois uns pigmeus em bicos de pés e num país de cultura tão choldra — em que até o Saramago vai para Espanha — quereis agradar a quem? Se um dia estudares e assimilares o espírito dos homens da cultura, literatura e filosofia Europeia do séc. XX e XXI, terás vergonha e sentirás repugnância do sabujo que assina as tuas crónicas de sexta-feira no JNegócios. Porque Saramago foi para Lanzarote era um homem livre? Porque vivia do seu trabalho era um homem livre? Deixa-me rir da bitola com que pretendes medir os demais. Grandes cretinos são os que socorrendo-se de tal critério de emancipação, encontram grandeza num espírito tão reles e tão bem armadilhado. A liderança e o exemplo, servem-se no campo de batalha!


NB: Este comentário serve para comentar e simultaneamente rebater a opinião insultuosa do estúpido Leonel Moura — A Estupidez da Direita — e do grande tacanho Baptista Bastos — A grandeza de um e a tacanhez do outro — , em que ambos se servem do defunto Saramago para com o seu mau hálito ofenderem uns e intoxicarem outros cujas mentes estão menos preparadas.


2 comentários:

  1. Uma breve nota:

    Lerinho foi o comentador do JN que propôs o nome deste blogue.

    Argumentando que o objectivo era criar um espaço de cidadania, um fórum de debate onde a lusa gente se exercitasse na discussão da coisa pública e dos ínvios caminhos desta nossa peculiar democracia, conseguiu obter o apoio generalizado dos comentadores intervenientes.

    Assim nasceu o Cidade Lusa.

    .

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar