segunda-feira, 28 de junho de 2010


cad7
A estupidez da direita?

Mas há estupidez na esquerda também. É generalizada e bem cristalizada, que veio para ficar o que me leva a discordar do que V. Exa escreve. Na verdade, em alguma (muita) esquerda, hoje, muitos vivem de expedientes, cunhas, borlas, empregos, favores, subsídios, ajudas e, obviamente, o perdão total dos pecados. Ninguém trata de si próprio ou mexe uma palha que não passe por uma estrutura do Estado, na circunstância socialista acompanhada pelo "Se Deus Quiser" ou pelo "Oxalá". Segue-se depois o inevitável "graças a Deus", depois de conseguido o objectivo. Obviamente excluo desta lista os desempregados de esquerda ou direita que caíram no desemprego e incluo todos os chulos quer de esquerda quer de direita que, tenho a certeza, não estão na graça divina.
Alguns da direita estrebucham e rosnam, mas ninguém morde a mão do Estado que o alimenta, o que equivale a dizer que apenas reclamam a sua vez. Ora isto equivale a mais do mesmo no futuro próximo. O drama deste país, é de verdade e honestidade (onde é que já ouvi isto?) ou da falta delas e da inexistência de uma classe média financeiramente livre dos empregos e subsídios do Estado e, dentro de algum tempo, os boys serão substituidos pelos jotas. É uma constatação cíclica.
Se houver um bloco central estaremos mais fritos ainda, dada a quantidade de jotas a juntar aos boys já instalados. Faço figas. Quando Rui Pedro Soares dizia que só tinha 2 anos para gamar, sabia do que falava. Haverá um Manuel ou um Francisco do PSD que dirá o mesmo.
Saramago nada tem a ver com isto e com estes, o que é um crédito a seu favor, que lhe retira banalidade e faz dele, só por isto, uma figura pública singular — atente V. Exa. como é preciso pouco para se ser uma figura pública singular, no seio de tanta bosta e mesmo assim a singularidade escasseia no universo de figuras públicas intervenientes.
Mas a direita hibrida, mesclada, tem um deus menor não premiado: Cavaco. Homem Lusitano responsável pelo leme de uma barca a brincar, que não evitará os naufrágios, até porque nem sabe como. Nunca soube. Acresce que pariu algumas ventanias também, que ainda sopram hoje. Culturalmente, é um desinteressado, acho.
Depois temos a direita liberal em construção, eternamente, enquanto pensar que reduz o Estado pelo voto, sem previamente emancipar a economia a ele encostada e dependente. Não falo da verdadeira esquerda com receio que V. Exa. adquira sarna democrática, lol.


Sem comentários:

Enviar um comentário