segunda-feira, 28 de junho de 2010


cad7
Saramago, Cavaco e as tricas...

Saramago, quer se queira ou não, foi um Nobel, um escritor banido, independente intelectualmente, traduzido em diversas línguas (um Eusébio junto da comunidade literária que viverá enquanto esta existir) que jamais recebeu um subsídio do Estado português e que detestava o corporativismo. Viveu como um homem livre, com as suas convicções quer se goste delas ou não.
Obviamente, a direita apoia ou ignora complacentemente o comportamento de Cavaco Silva ao não aparecer no funeral. Fá-lo de uma forma primária, servil, com justificações populistas e ignorantes. Mas afinal quem é o que representa Cavaco Silva, para além do aspecto formal de ser PR? Representa a estupidificação de um povo e está na génese da burla ou do engano puro de um centro direita que pretende caminhar, mesmo que suavemente para políticas liberais ou liberalizantes com muitos adeptos, inclusivé no PSD. Cavaco é a expressão máxima do corporativismo, de hierarquias múltiplas. Enquanto PM promoveu a educação para a dependência, a sedimentação de abjectas dependências da classe média sem meios próprios de sobrevivência que obviamente gerou retorno (no voto), no mais puro exemplo de que uma mão lava a outra. Um vazio total. Obviamente com pensamentos e discursos ao longo da sua vida como governante, do mais rídiculo que se possa imaginar que só encontra aplauso na direita parva, paroquial, camaleónica, sem convicções. A legítima oposição e repugnância pelo corporativismo alimentado por Cavaco, quando tiver expressão, fará dele um um mero cidadão infinitamente menor que Saramago. A História fará o registo de Cavaco como o maior "valium" da direita portuguesa.
Quando acordarem, a tradição deixará de o ser, e a ética e responsabilidade assumirão outros significados, não vazios. Refiro sobretudo os que dormem, mas com ideias e ideais. Com ideias e ideais que este mago incompreensivelmente coloniza. Vai um donut laranja para continuarem a mastigar ou vai uma chuveirada para acordarem?


Sem comentários:

Enviar um comentário