sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Inundações em Albufeira


No passado domingo, após três a quatro horas de chuva no concelho de Albufeira, a cidade sofreu uma cheia em que o nível da água subiu até 1,8 m.


02 Nov, 2015, 20:20

As cheias danificaram habitações, lojas, redes de esgotos e de energia eléctrica, ruas e estradas, estando ainda por calcular o valor dos estragos provocados pelo temporal.


*



Uma imagem que mostra a mesma paisagem há mais de um século e durante as cheias do passado domingo.

03 Nov, 2015, 13:20

06 Nov, 2015, 22:11


As chuvas intensas não explicam, por si só, a devastação provocada por estas cheias. Nem a amizade de Deus. Há também erros urbanísticos — construção em leito de cheia e dimensão diminuta da canalização que substituiu a ribeira de Albufeira — que periodicamente provocam a ocorrência de cheias catastróficas — aconteceram em 1948, repetiram-se no ano seguinte e também em 1956 — como está bem documentado neste artigo que finaliza assim:

Quanto a responsáveis, somente o Homem o é, afinal ocupou, usou e abusou de uma área que não era sua, mas da Ribeira de Albufeira.
Erros contra os quais a população não só nunca se insurgiu como até tem apreciado e tirado proveito, construindo habitações, criando lojas, restaurantes e bares e usufruindo de equipamentos municipais. Agora os munícipes afectados lamentam as perdas sofridas, bramam contra os sucessivos gestores autárquicos cuja acção aprovaram em eleições, contra a Protecção Civil que não pode fazer desaparecer a ribeira por magia, contra as comportas abertas — até as barragens têm de fazer descargas quando a água ultrapassa o nível máximo — e exigem que os contribuintes de todo o País sejam chamados a pagar os prejuízos porque não estão dispostos a pagar um seguro anual de 1200 euros.

Daqui a algumas décadas, as cheias vão repetir-se nesta ou noutra ribeira encanada das muitas que existem neste rectângulo à beira mar plantado onde as pessoas querem ter o nível de vida dos países do centro e Norte da Europa mas não conseguem ver além do umbigo.


04 Nov, 2015, 13:31

Felizmente a solidariedade existe.


Sem comentários:

Enviar um comentário