sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Um espectáculo natural raro nas cataratas do Niágara




As cataratas do Niágara são formadas por três quedas de água, com os extremos americano e canadiano distando 1 km. Da esquerda para a direita: as Cataratas Americanas, as Cataratas Bridal Veil (Véu de Noiva) e as Cataratas Canadianas (em forma de ferradura), com as larguras 290 m, 17 m e 670 m, respectivamente. A altura da queda de água no lado canadiano é 53 m, enquanto no lado americano varia entre 21 e 30 m, devido à acumulação de pedregulhos na base.
Em média, o fluxo de água é 2800 m³ por segundo, passando 90% pelas Cataratas Canadianas. Durante o Inverno, e de noite na estação turística alta, metade do fluxo de água do rio Niágara é desviado para centrais hidroeléctricas.


O Sul do Canadá e o Leste dos Estados Unidos enfrentam, desde o início da semana, uma vaga de frio provocada por uma massa de ar frio que costuma circular sobre o oceano Árctico — o vórtice polar — que, este ano, a tempestade Hércules arrastou até latitudes mais baixas.

Nas cataratas do Niágara, situadas na fronteira entre os dois países, mais especificamente, entre o Estado de Nova Iorque e a província de Ontário, as temperaturas desceram até aos 18,8 graus abaixo de zero na terça-feira.

A paisagem revestiu-se de branco. A água congelou nas paredes rochosas e nas cristas das duas cataratas em solo americano, criando esculturas naturais de gelo em forma de estalactites. Os pedregulhos da base ficaram recobertos por uma camada de gelo.

Nas Cataratas Canadianas havia pedacitos de gelo a flutuar.



Nas cristas das Cataratas Americanas e das Cataratas Bridal Veil pendem estalactites.


Luna Island situada entre as duas cataratas em solo americano: a parede rochosa desta ilha ficou recoberta de estalactites de gelo.


O rio Niágara, a jusante das cataratas, também ficou coberto de pedaços de gelo.


Nas Cataratas Canadianas só havia pedacitos de gelo a flutuar.


10/01/2014 - 11:23
Este vídeo (0:56) mostra o fenómeno.


Em 1848 e 1936 ocorreu um fenómeno ainda mais raro: as duas cataratas situadas em território dos EUA congelaram completamente. As Cataratas Canadianas nunca congelaram.


As cataratas americanas congelaram completamente em 1936. Actualmente o destruidor de gelo colocado à saída do lago Érie e a regulação da corrente do rio impedem a redução drástica do fluxo de água por congestionamento do gelo oriundo do lago, tornando improvável a repetição do fenómeno.


Sem comentários:

Enviar um comentário