quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Os resultados dos exames nacionais 2013 - II


Os quadros seguintes apresentam as médias obtidas nos exames nacionais de 2013, bem como do ano anterior, e foram elaborados a partir da informação divulgada pelo Júri Nacional de Exames.

O quadro seguinte foi elaborado a partir dos resultados dos exames do Ensino Secundário - 2ª Fase divulgados em 1 de Agosto:



O leitor pode consultar os enunciados e os critérios de classificação dos exames nacionais de 2013 aqui.

O Júri Nacional de Exames (JNE) divulgou um interessante estudo sobre a distribuição das classificações dos exames:


A informação divulgada pelo JNE incide sobre os resultados dos exames realizados pelos alunos internos, ou seja, os que frequentam as aulas durante o ano lectivo inteiro e obtêm aproveitamento para ir a exame.
Mas há alguns alunos que anulam a matrícula por terem baixo aproveitamento, ou frequentam cursos profissionais, ou estudam por sua conta e risco. Todos estes alunos são externos ao sistema de ensino e autopropõem-se a exame. Este facto aumenta a importância dos estudos mencionados porque podemos comparar os resultados dos examinandos internos e externos.

Do comunicado de 1 de Agosto do Ministério da Educação e Ciência, ainda destacamos as seguintes informações:
A 2.ª fase dos exames finais nacionais do ensino secundário decorreu com a habitual normalidade em 637 escolas de Portugal Continental e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, bem como nas escolas no estrangeiro com currículo português.

Nesta 2.ª fase dos exames finais nacionais, que se destina a alunos que reprovaram na 1.ª fase ou que pretendam realizar melhoria de classificação, foram registadas 144 254 inscrições, tendo sido realizadas 135 720 provas, o que corresponde a cerca de 94% das inscrições.

As disciplinas que registaram um maior número de provas realizadas foram Matemática A (635), com 28 294 provas, Física e Química A (715), com 27 516 provas e Português (639), com 26 282 provas logo seguida pela disciplina de Biologia e Geologia (702), com 25 160 provas.

Verifica-se que 59% dos alunos que realizaram exame nacional de Matemática A (635) repetiram o exame na 2.ª fase. No caso da disciplina de Física e Química A (715), Biologia e Geologia (702) e Português (639) esta percentagem foi de, respetivamente, 52%, 49% e 37%.

Os exames da 2.ª fase, como tem sido habitual, apresentam resultados em regra ligeiramente inferiores aos observados na 1.ª fase, o que se explica, em grande parte, pelo facto de muitos dos alunos que os realizam serem os que tinham obtido resultados negativos na 1.ª fase.

(...)

De realçar que, considerando mais uma vez os resultados dos alunos internos, nas disciplinas com um maior número de provas realizadas (mais de 20 mil), os resultados da 2.ª fase são, em geral, muito similares aos registados na 1.ª fase. Nas disciplinas de Português, de Matemática A e de Biologia e Geologia as diferenças não vão além de 3 pontos. No entanto, no caso da disciplina de Física e Química A, a diferença tem maior amplitude, atingindo 11 pontos.


Sem comentários:

Enviar um comentário