domingo, 7 de abril de 2013

Salários milionários na EDP - II


06.04.2013 23:59


No ano passado, os lucros da EDP foram superiores a mil milhões de euros, mas menos 10% do que em 2011, e o preço da electricidade subiu para os consumidores.

Contudo a crise não tocou nos rendimentos do Conselho de Administração Executivo da EDP, nem do seu Conselho Geral e de Supervisão.
António Mexia, presidente executivo, recebeu 3,1 milhões de euros de remunerações e prémios, como previsto aqui.
Eduardo Catroga, que preside ao Conselho Geral e de Supervisão, recebeu 430 mil euros.
No total, os membros dos conselhos de administração e supervisão receberam 18 milhões de euros.

Como a EDP é uma empresa privada, são os seus accionistas que aprovam as remunerações dos administradores, que são propostas pela comissão de vencimentos do Conselho Geral e de Supervisão. Este órgão é formado por 23 membros e a China Three Gorges (CTG), o maior accionista da EDP, está representada por 4 elementos, um dos quais, Guangjing Cao, é o vice-presidente.

Recorde-se que a China é um país governado pelo partido comunista chinês e todos os bancos e empresas nacionais pertencem ao Estado.


2 comentários:

  1. Caros Amigos/as!

    Acho que isto é uma vergonha! O salario do sr Antonio Mexia e outros seus pares!
    É inaceitável que num país que está a empobrecer dia a dia, hajam portugueses que nao tem um pingo de solidariedade. Sabemos que efetivamente a empresa de que ceo, tém se repartido em acçoes de solidariedade. Mas com dinheiro? Não é do salario do sr Mexia(ate o nome diz tudo), pois nao? Claro que nao! É dos clientes desta empresa. Assim é facil. Sabemos, por outro lado, que esta empresa tem reconhecimento mundial pelo seu mérito na area de expansao internacional. Muito bem! Mas só por isto! Alias, esta acçao é facilitada aqui , uma vez mais, pelos clientes que pagam exageradamente pelo preço da eletricidade. Assim é facil demais! Nao sei, por isso, que é que este ceo tem de auferir rendimentos desta ordem! Mas, será possivel que qualquer um (mesmo com a 4ª classe) seria facil estar à frente desta empresa e , se calhar, fazer o mesmo. Estao(o governo e AP) a tentar enganar quem?!?????

    Isto vai acabar , agora, com o leilao da Deco. É bom que acabe e já : Seria, tambem, bom, acabar com estes oredenados chorudos que sao uma agronta ao portugueses que estao a passar fome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro bruno martin,

      Costumam estes gestores apresentar o argumento de que distribuir 18 milhões de euros por 10 milhões de portugueses dá menos de dois euros a cada um. Portanto, concluem eles, redistribuir estes rendimentos por toda a gente não resolveria os problemas financeiros da população.

      No entanto, por uma questão de solidariedade para com as famílias que estão a enfrentar situações de desemprego e a fazer tremendos sacrifícios para sobreviver, estes senhores privilegiados deveriam exigir que uma parcela das suas remunerações milionárias minguasse um pouco.
      Se forem incapazes de experimentar sentimentos humanos, que seja por um pingo de decência.

      Eliminar