quinta-feira, 5 de março de 2020

Recomendações para a COVID-19


O Estado da Califórnia, com 39,5 milhões de habitantes, tem 38 casos confirmados de Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) e declarou ontem o estado de emergência.
Portugal, com cerca de 1/4 deste número de habitantes e um sistema nacional de saúde caótico, tem já 9 casos confirmados de pneumonia pelo novo coronavírus que parece ser de rápida propagação (tal como o vírus do sarampo), mas só a directora-geral da Saúde, Maria da Graça Freitas, está preocupada: "Estamos a ver a ponta do icebergue".





Horas antes do governador do Estado da Califórnia declarar uma emergência para todo o Estado, a cidade de Los Angeles declarou uma emergência de saúde devida ao coronavírus, alertando para a possibilidade de transmissão comunitária da doença que já causou 3.347 mortes em todo o mundo (supondo que o partido comunista chinês tem divulgado o número de mortes verídico nas diferentes províncias chinesas).

A medida ocorre depois de Los Angeles County ter confirmado seis novos casos do coronavírus e 7 no total, de acordo com a directora do Departamento de Saúde Pública desse município, Dra. Barbara Ferrer.

"Assinei uma declaração de emergência local para a cidade de Los Angeles", anunciou o prefeito Eric Garcetti, via Facebook. "Embora haja apenas alguns casos activos conhecidos de COVID-19 na região, a declaração ajuda-nos a aceder ao financiamento estadual e federal para fortalecer e apoiar os esforços para preparar a região e manter as nossas comunidades seguras".

A presidente do conselho de supervisores do município, Kathryn Barger, esclareceu que era uma reacção planeada ao vírus: "Esta não é uma resposta enraizada no pânico", disse Barger, tendo acrescentado que a declaração de emergência ajudaria as agências a coordenar a resposta e a conter o vírus num município onde vivem mais de 10 milhões de pessoas, tanto como a população portuguesa.

Por que motivo as autoridades sanitárias e administrativas do Estado da Califórnia estão tão preocupadas com a propagação da COVID-19?
É que num Estado mais a norte, o Estado de Washington, com apenas 7,5 milhões de habitantes, existem 39 casos confirmados de pneumonia pelo coronavírus, dos quais 31 em King County, o município onde está situada Seattle, a maior cidade de Washington.

Nós, portugueses, estamos a importar a doença de Itália, o país do mundo com maior número de mortes pela COVID-19 depois da China, mas os nossas políticos não estão preocupados, apenas a DGS divulga alguma informação. Chegou o momento de começarmos a procurar informação nos Estados que têm políticos competentes e não corruptos para adoptarmos as melhores práticas.

Estas são as recomendações das autoridades sanitárias de Seattle&King County:

  1. Orientação para pessoas com maior risco de doença COVID-19 grave

    A Saúde Pública [Seattle, Washington, EUA] recomenda que as pessoas com maior risco de doença grave fiquem em casa e longe de grandes grupos de pessoas, tanto quanto possível, incluindo locais públicos com muitas pessoas e grandes reuniões onde haverá contacto próximo com outras pessoas. Isto inclui salas de concerto, convenções, eventos desportivos e reuniões sociais superlotadas.

    Pessoas em maior risco incluem pessoas:
    • Acima de 60 anos de idade
    • Com problemas de saúde subjacentes, incluindo doenças cardíacas, pulmonares ou diabetes
    • Com o sistema imunitário enfraquecido
    • Grávidas

    Cuidadores de crianças com problemas de saúde subjacentes devem consultar os profissionais de saúde para saber se os filhos devem ficar em casa. Qualquer pessoa que tenha dúvidas se a sua condição de saúde a coloca em risco pelo novo coronavírus, deve consultar os seus médicos.

  2. Orientação para locais de trabalho e empresas

    Os empresários devem tomar medidas para tornar mais viável que os funcionários trabalhem de maneira a minimizar o contacto próximo com um grande número de pessoas.

    Os empresários devem:
    • Maximizar as opções de teletrabalho para o maior número possível de funcionários.
    • Instar os funcionários a ficar em casa quando estão doentes e maximizar a flexibilidade nos benefícios de baixa médica.
    • Considerar tempos de início e término instáveis para reduzir o número de pessoas que se reúnem ao mesmo tempo.

  3. Considerações sobre eventos e reuniões da comunidade

    Se puder evitar reunir grandes grupos de pessoas, adie eventos e reuniões.

    Se não puder evitar reunir grupos de pessoas:
    • Incentive qualquer pessoa que esteja doente a não comparecer.
    • Incentive aqueles que têm maior risco para o coronavírus a não comparecer.
    • Tente encontrar modos de dar às pessoas mais espaço físico para que elas não estejam em contacto próximo, o tanto quanto possível.
    • Incentive os participantes a manter bons hábitos saudáveis, como lavar as mãos com frequência.
    • Limpe as superfícies com produtos de limpeza.

  4. Orientação para escolas

    A Saúde Pública não está a recomendar o encerramento de escolas no momento, a menos que haja um caso confirmado na escola. A razão pela qual não estamos a recomendar o encerramento de escola é que as crianças não demonstraram ser um grupo de alto risco para doenças graves causadas por este vírus. Além disso, quando algumas escolas fecharam brevemente durante a pandemia de gripe H1N1, descobrimos que muitas crianças ainda se reuniam em grupos e ainda tinham exposição umas às outras. Tanto quanto possível, as crianças devem poder continuar com a educação e actividades normais.

    Saúde pública — a Seattle&King County também respeita as decisões de cada escola individual sobre o encerramento ou adiamento de actividades, pois cada escola conhece melhor as necessidades da comunidade.

    Algumas crianças têm problemas de saúde subjacentes, como sejam sistemas imunitários debilitados, que as colocam em maior risco. Cuidadores de crianças com problemas de saúde subjacentes devem consultar os profissionais de saúde para saber se os filhos devem ficar em casa.

  5. Para pessoas doentes

    Fique em casa quando estiver doente. Não saia em público quando estiver doente.

    Evite cenários médicos em geral, a menos que seja necessário. Se estiver doente, ligue para o consultório médico antes de entrar.

  6. Para o público em geral

    • Mesmo se não estiver doente, evite visitar hospitais, instituições de cuidados continuados ou asilos, na medida do possível. Se precisar visitar uma dessas instalações, limite o tempo e mantenha-se a 1,8 metros de distância dos pacientes.

    • Não vá à urgência, a menos que seja essencial. As salas de urgência precisam de ser capazes de atender as pessoas com necessidades mais críticas. Se tiver sintomas como tosse, febre ou outros problemas respiratórios, entre em contacto primeiro com o seu médico.

    • Fique em casa quando estiver doente.

    • Pratique excelentes hábitos de higiene pessoal, incluindo lavar as mãos com água e sabão com frequência, tossir num lenço de papel ou cotovelo e evite tocar nos olhos, nariz ou boca.

    • Fique longe de pessoas doentes, especialmente se estiver em maior risco para o coronavírus.

    • Limpe superfícies e objectos tocados com frequência (como maçanetas e interruptores de luz). Produtos de limpeza doméstica habituais são eficazes.

    • Evite tocar nos olhos, nariz e boca, a não ser depois de lavar as mãos.

    • Descanse bastante, beba bastantes líquidos, coma alimentos saudáveis ​​e domine o stress para manter a imunidade forte.

    • Mantenha-se informado. As informações estão a mudar com frequência.


Sem comentários:

Enviar um comentário