quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Saiba qual é o poder de compra do seu concelho


Baseada nos dados publicados há duas semanas pelo INE, esta infografia do Negócios mostra como se distribuía a riqueza em Portugal, em 2011. Mais escuro no litoral, mais claro no interior, ou seja, um País mais rico no litoral e mais pobre no interior.

Mais de metade do poder de compra dos 308 municípios portugueses estava concentrado nos 35 concelhos das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto: 52% do poder de compra nacional para 44% da população.





O Indicador per Capita é o poder de compra per capita, ou seja, o poder de compra do município dividido pelo seu número de habitantes. Fez-se corresponder a média nacional a 100.

Nas dez primeiras posições do ranking do Indicador per Capita temos Lisboa, Oeiras, Porto, Sines, Faro, Cascais, Coimbra, São João da Madeira, Aveiro e Matosinhos.
Celorico de Basto, no distrito de Braga, é o município mais pobre. Igualmente pobres, mas acima estão Cinfães (Viseu), Ribeira da Pena (Vila Real), Tabuaço (Viseu), Vinhais (Bragança), Baião (Porto), Boticas (Vila Real), Ponta do Sol, Porto Moniz e Câmara de Lobos, os três na região autónoma da Madeira.

A Percentagem de Poder de Compra indica a percentagem do poder de compra total do País que está concentrado no município.
Por exemplo, Oeiras é um município que concentra 3,2% do poder de compra do País, Porto quase 3,6%, Sintra mais de 3,6% e Lisboa com 11% tem a fatia do leão.


Sem comentários:

Enviar um comentário