Os alunos têm de começar por aprender a ler e escrever de modo a conseguirem comunicar com os outros, pelo menos, em português e inglês.
Um dos problemas do ensino actual é o facto de muitos alunos, uma larga maioria, terminarem o 9º ano sem conseguirem perceber as ideias contidas nos textos que tentam ler e sem saberem escrever um texto que transmita uma ideia.
Depois têm de aprender História para desenvolverem a sua identidade cultural — Português, Europeu, Cidadão do mundo — e perceberem que as sociedades humanas tanto podem progredir como entrar em decadência e extinguirem-se, tudo dependendo do comportamento dos indivíduos que as formam e as governam.
Começando por aprender a respeitar os seus próprios pais e avós e os professores dignos desse nome que tenham sobrevivido à perseguição da dupla de ignorantes Sócrates–Lurdes Rodrigues e ainda estejam a ensinar nas escolas.
Depois têm de aprender noções de Biologia para perceberem a evolução da vida na Terra e a morfologia e fisiologia dos seres vivos, de modo a perceberem as vantagens de respeitarem a biodiversidade e enveredar por estilos saudáveis de vida.
Depois têm de aprender os princípios de Física e Química em que se baseiam os equipamentos, de que dispõem em casa e no trabalho, para os saberem usar adequadamente e, eventualmente, serem um dia capazes de projectar ou construir novas máquinas.
Depois têm de aprender a contar e representar os números naturais — 1, 2, 3, 4, ... , n, ... — e a perceber a necessidade das operações aritméticas, a necessidade de ir criando novos números — números fraccionários, irracionais, ... — e a desenvolver o cálculo mental.
Têm de aprender as noções geométricas descobertas pelos gregos de há mais de dois milénios, perceber a utilidade do cálculo infinitesimal criado por Newton e Leibnitz no séc. XVII e da ferramenta estatística no século seguinte para criar modelos e teorias explicativas dos fenómenos da natureza.
Têm de aprender muitas noções até chegarem à Matemática do séc. XX — a Computação — que nasceu com Turing e permitiu criar aplicações informáticas para usar as máquinas resultantes dos avanços na Electrónica — os computadores — na melhoria do bem-estar das pessoas.
E aprender não significa ir para a Internet fazer copy&paste, à toa, do material guardado nos servidores da Web como muitos alunos e pais pensam, pressupõe muito estudo e trabalho.
Ainda haverá na escola pública professores capazes de ensinar nalguma destas áreas? Os que fizeram esta peixeirada na galeria do senado não são com certeza.
No século passado, sindicalismo e Esquerda significavam cultura e progresso da sociedade, hoje significam decadência, ignorância e miséria.
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