tag:blogger.com,1999:blog-1993198145014415330.post6383723765799699389..comments2023-09-02T15:49:48.753+01:00Comments on Cidade Lusa: Quem tem medo da PACC?De profundishttp://www.blogger.com/profile/08260113974946299864noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-1993198145014415330.post-63561813026818982432013-12-16T19:10:01.163+00:002013-12-16T19:10:01.163+00:001. A degradação da qualidade do ensino começou com...1. A degradação da qualidade do ensino começou com o alargamento da escolaridade obrigatória para 6 anos, decidido em 1964 e implementado na década seguinte, devido à carência de recursos materiais e humanos nessa época.<br />Degradação que se acentuou em 1974-75 com as passagens administrativas e, nas décadas seguintes, com o reinado do Eduquês, como está resumido <a href="http://cidadelusa.blogspot.pt/2011/03/avaliacao-ou-farsa.html" rel="nofollow"><b>aqui</b></a>.<br />No artigo não se atribui a responsabilidade aos colegas contratados mas, globalmente, à classe dos professores e à tutela a quem, na ausência de uma ordem profissional, cabia executar uma política educativa que dignificasse a profissão.<br /><br />2. Obviamente que a prova devia ser feita por todos os educadores e professores, sejam contratados ou dos quadros, e tal devia ter sido estabelecido em 2007 quando foi profundamente alterado o Estatuto da Carreira Docente.<br />Mas não houve, nem vai haver, condições políticas para avançar com essa medida. Repare que a tutela começou por um grupo de quarenta mil professores mas deixou na regulamentação uma norma transitória para reduzir ao grupo dos que têm menos de cinco anos de serviço docente.<br /><br />3. Aproveito esta troca de ideias para acrescentar o seguinte: não posso concordar nem os com os locais escolhidos para a realização da prova, nem com os classificadores da pergunta de desenvolvimento (20% da cotação) que tem de ser corrigida por meios humanos.<br />Nos estabelecimentos do ensino não superior devem realizar-se os exames do ensino básico/secundário que são corrigidos por docentes desses níveis de ensino. E nada mais.<br />Entendo os problemas logísticos que acarretaria a realização da prova em instituições do ensino superior e a sua correcção por docentes desse ensino, mas era esta a opção que dignificava o professorado.<br /><br />4. No resultado de um exame tem um peso decisivo as capacidades e os conhecimentos do avaliado, mas pode intervir o factor sorte. É preciso preparar a mente. Se me permite uma sugestão, na véspera desligue o telemóvel, concentre-se na pergunta de desenvolvimento (onde vai ter de argumentar) e depois repouse o espírito ouvindo um concerto de Mozart. Desejo-lhe felicidades.<br />De profundishttps://www.blogger.com/profile/08260113974946299864noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1993198145014415330.post-11090817472479420662013-12-16T13:30:22.136+00:002013-12-16T13:30:22.136+00:00Caro autor:
concordo com parte do que escreveu mas...Caro autor:<br />concordo com parte do que escreveu mas deixe-me dizer-lhe que revela alguma ignorância no que diz respeito ao estado do ensino, o que não devia acontecer já que se diz experiente no que respeita a estas situações:<br />Como deveria saber, ter 5 anos de serviço não é uma mesmo que ter acabado o curso há 5 anos; como deve ter reparado, há cada vez menos colegas contratados a chegar às escolas e os que chegam são cada vez menos novos... quantos colegas acabaram a licenciatura (pré-bolonha, em ensino, com estágio e prática pedagógica comprovada e avaliada) e passam tempos e tempos sem poderem leccionar? Sabe? Bastantes! <br />Mais, deixe-me informar-lhe que existem colegas que, apesar de ter trabalhado mais de 5 anos não têm 5 anos de tempo de serviço - trabalharam a recibos verdes, tiveram horário incompleto,... por isso, não julgue precipitadamente as coisas pois poderá estar a faltar à verdade!<br />Deixe-me dizer também o seguinte: é também verdade que muitos colegas obtiveram a sua licenciatura ou a sua profissionalização por vias "travessas" (o que não é o meu caso - por isso não me incomoda que o diga), mas são são os colegas com menos de 5 anos? não existem casos desses com colegas contratados com mais de 5 anos de tempo de serviço e até com colegas do quadro? A culpa da indisciplina e da falta de conhecimento dos alunos são destes colegas que mal leccionaram ou daqueles que têm leccionado há algum tempo? A qualidade do ensino é fraca?! Pois é, mas a culpa é dos pobres contratados, com vida de caracol, que lutam por migalhas e dão tudo quanto podem, vestindo cada ano uma "camisola" diferente como se fosse a sua pele, ou daqueles que se acomodaram, com a sua experiência, no seu cantinho?<br />Não me incomoda fazer esta prova. Mas é esta a prova que me vai dizer se eu sou capaz de ser professor ou não?! Se sim, então que seja feita por todos, seja contratado ou de quadro! Ou só os contratados é que precisam de ter qualidade e competência? Se há contratados incompetentes também os há nos quadros das escolas. E deixe-me dizer que erros por colegas com menos de 5 anos pode ser classificado de inexperiência quanto aos erros cometidos pelos "notáveis" só pode ser por "burrice"!Alberto Almeidahttps://www.blogger.com/profile/00238256021900781745noreply@blogger.com